SOBRE O
COMPONENTE 1
Inovação e transição verde das PME
O principal objetivo da Componente 1 é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego, apoiando a transição das PME latino-americanas para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Os projectos implementados ao abrigo da Componente 1 orientam as pequenas e médias empresas da região para a adoção de produtos, processos e serviços mais limpos e eficientes, enquanto os países adoptam padrões de consumo mais sustentáveis.
PILARES DO TRABALHO
A Componente 1 centra-se em dois pilares fundamentais. Estes pilares não só definem o nosso compromisso com uma transição ecológica sustentável, como também procuram contribuir para a estratégia de crescimento das PME e dos pequenos produtores na região da América Latina.
O A conservação das florestas e a proteção da biodiversidade são aspectos fundamentais do desenvolvimento sustentável. Por isso, os nossos projectos centram-se na promoção de sistemas agrícolas e cadeias de valor que funcionem sem recorrer à desflorestação. Através da gestão de projectos de parceria, estamos empenhados em promover práticas agrícolas inovadoras e sustentáveis que preservem os ecossistemas naturais. e beneficiar vários sectores como o café, o cacau, a apicultura, a fruta, a silvicultura, o gado e couro. Além disso, os nossos projectos cumprem o regulamento da UE relativo a produtos livres de desflorestação.
Impulsionamos a transição para modelos de negócio com baixo teor de carbono, eficientes em termos de recursos e que, por conseguinte, promovem a circularidade. O programa AL-INVEST Verde reconhece a necessidade de repensar os paradigmas tradicionais de design, produção e consumo, adoptando, em vez disso, práticas empresariais que promovam a inovação, a eficiência energética e a reutilização de recursos. Tudo isto com o objetivo de reduzir a pegada ambiental e contribuir para a mitigação das alterações climáticas.
A implementação dos projectos de parceria promovidos pelo AL-INVEST Verde beneficia vários sectores industriais e de serviços, induzindo a adoção de boas práticas de sustentabilidade, a implementação de protocolos e certificações, entre outros. Os sectores abrangidos incluem uma vasta gama de sectores como a indústria têxtil, a construção, a indústria química e automóvel, serviços como a gestão de resíduos, recuperação de matérias-primas e turismo sustentável. Há também projectos com uma abordagem multi-setorial para otimizar a utilização de plásticos e embalagens.
Projectos de parceria inovadores para a transição ecológica das PME
A Componente 1 gere fundos para o financiamento de projectos de economia verde resultantes da parceria entre organizações latino-americanas e a União Europeia. Estes projectos visam promover o desenvolvimento de pequenas e médias empresas na região, alargando as suas possibilidades de comercialização ao abrigo das novas normas e regulamentos da UE.
Os fundos foram atribuídos através de convites à apresentação de propostas, nos quais as instituições interessadas apresentaram os seus projectos. Após um processo de avaliação, foram seleccionadas 66 iniciativas que fazem agora parte do programa AL-INVEST Verde e que tiveram acesso a financiamento da UE.
O programa é implementado em países como a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
DADOS-CHAVE
60 meses. O programa teve início em dezembro de 2021 e terminará em novembro de 2026.
Através de apoio financeiro a projectos de parceria entre organizações da América Latina e da UE, após selecção através de Convites à Apresentação de Propostas.
O financiamento máximo dos fundos europeus para projectos apresentados é de 300.000 euros, e o mínimo é de 250.000 euros.
Até ao 80% dos custos elegíveis dos projectos de subvenção.