- O AL-INVEST Verde procura promover o crescimento sustentável e a transição das PME da América Latina para modelos mais circulares.
- A componente 1 do programa trabalha em parceria com um consórcio de instituições, incluindo organizações do sector privado da América Latina e da Europa, liderado por secaOrganização alemã de desenvolvimento sem fins lucrativos.
- O segundo convite à apresentação de propostas abre novas oportunidades de financiamento para as organizações que representam o sector privado.
Lima, 23 de Maio de 2023. O AL-INVEST Verde, um programa financiado pela União Europeia (UE), procura promover o crescimento das PME na América Latina, apoiando a sua transição para uma economia mais circular que lhes permita implementar práticas sustentáveis, como a redução da pegada de carbono dos seus processos e o aumento da eficiência na utilização de recursos. Assim, o programa abre uma Segundo convite à apresentação de propostas para projectos inovadores para alargar as possibilidades de financiamento das iniciativas da economia verde.
O segundo convite à apresentação de propostas foi anunciado em 23 de Maio deste ano e decorrerá até Agosto. Para poderem participar, as propostas de projectos devem ser apresentadas por um consórcio de, pelo menos, uma instituição latino-americana e uma instituição da União Europeia. Além disso, uma delas deve ser definida como líder ou candidato principal e as outras como co-candidatas. As instituições elegíveis são organizações representativas do sector privado sem fins lucrativos pertencentes à UE e a países latino-americanos como a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
A componente 1 do programa é liderada por secauma organização alemã que promove o desenvolvimento de projectos e programas a nível global e que tem vindo a trabalhar em conjunto com instituições como a Associação de Exportadores da Guatemala (AGEXPORT), a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a Câmara de Comércio de Lima no Peru (CCL), a Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz na Bolívia (CAINCO), a Confederação Patronal da República Mexicana (Coparmex Jalisco) e a EUROCHAMBRES, uma instituição que representa as câmaras de comércio da Europa.
O programa AL-INVEST Verde tem uma duração de cinco anos. Teve início em Dezembro de 2021 e terminará em Novembro de 2026. É de salientar que esta é a sexta edição do programa, que tem uma história de 28 anos. Durante a primeira convocatória, foram recebidas 137 propostas e 24 projectos estão actualmente a ser implementados nos vários países da região.
Sobre o AL-INVEST Verde
O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 1, o programa gere fundos para a implementação de projectos inovadores de associações de pequenas empresas para promover práticas sustentáveis no sector privado. A Componente 1 é liderada pela sequa, uma organização alemã sem fins lucrativos que opera a nível mundial com o objectivo de promover o sector privado.