Assunção, 19 de Dezembro de 2022. O programa AL-INVEST Verde, através do Componente 2e a Rede Paraguaia de Investimento e Exportação (REDIEX) iniciaram uma acção conjunta para promover o desenvolvimento de uma estratégia nacional para estabelecer a rastreabilidade do processo de produção do couro. Para o efeito, serão efectuados registos de identificação individual, de residência e de saúde do animal, dados que serão cruzados com os do Instituto Florestal Nacional (INFONA) do Paraguai sobre a alteração do uso do solo.
A acção visa promover a certificação do couro produzido no Paraguai ao longo dos diferentes elos da cadeia, a fim de aumentar a competitividade do couro paraguaio nos mercados internacionais e, em especial, para reconquistar o mercado europeu. Para o efeito, está a ser realizada uma consultoria por peritos do sector do couro de Itália, um dos países da Europa com maiores importações de couro de primeira qualidade.
Entre as actividades previstas no âmbito da acção, haverá uma diagnóstico da situação de sustentabilidade do sectorO projecto centrar-se-á nas políticas de promoção de sistemas de rastreabilidade para o processo de produção de couro e carne. Com base nos resultados obtidos, será concebido um projecto-piloto que permita a rastreabilidade do processo e a certificação do couro paraguaio em conformidade com a legislação relativa ao uso do solo.
O objectivo final é apoiar o Paraguai no cumprimento da legislação ambiental europeiacomo o regulamentação sem desflorestaçãoA nova estratégia de rastreabilidade da UE, para incentivar o diálogo com os parceiros internacionais sobre a nova estratégia de rastreabilidade do país e, assim, facilitar a actividade comercial do sector.
Análise da cadeia de valor
De 6 a 16 de Dezembro, representantes da AL-INVEST Verde realizaram uma missão de campo no Paraguai para conhecer o trabalho dos diferentes elos da cadeia de valor do couro. Visitaram associações de produtores e exportadores, cooperativas, explorações pecuárias, curtumes e frigoríficos, e tiveram reuniões com as autoridades nacionais envolvidas na questão.
A missão permitiu conhecer o modelo de produção e as especificidades relacionadas com a rastreabilidade ao longo do ciclo de produção. Neste contexto, os sectores público e privado estão a trabalhar em conjunto para atingir este objectivo preliminar.
A primeira destas reuniões teve lugar no Ministério da Indústria e Comércio (MIC), onde foi feita a apresentação pública da acção aos principais actores que nela participarão. Estiveram presentes representantes do Sistema Paraguaio de Rastreabilidade (SITRAP), do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Animal (SENACSA), do Instituto Nacional de Florestas (INFONA), da Associação Paraguaia de Produtores e Exportadores de Carne (APPEC), da Mesa Redonda Paraguaia para a Carne Sustentável (MPCS) e representantes do sector de processamento de carne e curtumes.
Estes apoiarão a acção, juntamente com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Ministério do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, o Ministério da Agricultura e da Pecuária, o Ministério da Justiça e o Ministério do Trabalho, do Emprego e da Segurança Social.
Sobre o AL-INVEST Verde
AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.
Mais informações: www.alinvest-verde.eu