Apoio a Minas Gerais (Brasil) na rastreabilidade da cadeia do café

Brasil, 25 de Maio de 2023. O Componente 2 O apoio da AL-INVEST Verde ao estado brasileiro de Minas Gerais é desenvolvimento da plataforma informática Selo Verde-MG. Este sistema analisa as propriedades rurais cafeeiras do estado de Minas Gerais e, através do cruzamento de dados e imagens, determina a sustentabilidade do processo de produção e, entre outras coisas, que este não está associado a desflorestação nenhuma degradação florestal.

A plataforma Selo Verde-MG analisa dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do programa de Monitoramento Contínuo da Cobertura Vegetal, uma metodologia do Instituto Estadual de Florestas (IEF) que utiliza técnicas de interpretação visual de imagens. Dessa forma, são obtidas informações que permitem verificar o cumprimento da legislação nacional e a rastreabilidade do processo de produção.

Os primeiros dados analisados indicam que a 99 % das 115.000 propriedades produtoras de café identificadas não registam a desflorestação significativo após 2008. Esta medida satisfaria os critérios socio-ambientais estabelecidos no Regulamentação das cadeias de abastecimento sem desflorestação e degradação florestalA "Estratégia para o Café e a Degradação Florestal" da União Europeia, que estabelece a necessidade de garantir que toda a cadeia de produção do café não contribuiu para a desflorestação e a degradação florestal.

A plataforma Selo Verde-MGactualmente em versão beta, é conduzido por investigadores do Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF).. Baseia-se na plataforma Selo Verde-Parátambém desenvolvido pela UFMG em parceria com o Centro de Inteligência Territorial. Graças a ele, é possível cruzar os dados cadastrais e de produção de todos os imóveis rurais de uma área para verificar o cumprimento das normas socioambientais e, principalmente, a ausência de desmatamento ligado à produção.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.

Mais informações: www.alinvest-verde.eu