BRASIL
Mapeamento de café, cacau e florestas e implantação da plataforma de rastreabilidade SeloVerde no estado do Espírito Santo.
Em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG) do Governo do Espírito Santo, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), o Centro de Inteligência Territorial da Universidade Federal de Minas Gerais (CIT/UFMG), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), são mapeadas as áreas de café, cacau e florestas plantadas, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), estão mapeando as áreas de produção de café, cacau e florestas plantadas do Espírito Santo para implantar o Selo Verde nesse estado. O Espírito Santo é atualmente o segundo maior produtor de café do Brasil e o terceiro maior produtor de cacau.
Período de execução: junho de 2024 - junho de 2026.
Resultados esperados
- Cartografar as parcelas de produção agrícola de café, cacau e madeira. obter uma descrição detalhada da evolução do uso do solo, identificar áreas com desflorestação ou degradação florestal, antecipar potenciais impactos ambientais e sociais, assegurar a utilização racional dos recursos naturais, proteger a biodiversidade e melhorar a qualidade de vida das populações.
- Desenvolvimento da plataforma SeloVerde-ES (Espírito Santo) para fornecer dados precisos e actualizados sobre a produção agrícola e o cumprimento do Código Florestal para mais de 100.000 propriedades rurais registadas no Estado.
- Aumentar a transparência sobre a conformidade ambiental na produção de café, cacau e madeira, bem como facilitar o intercâmbio de informações ao longo da cadeia de abastecimento.
- Para ter um instrumento público para uma gestão eficiente, tomada de decisões e desenvolvimento de políticas públicas orientados para a agricultura, a gestão dos recursos naturais e a promoção da conservação dos ecossistemas naturais.
Notícias
Autoridades europeias de controlo e execução do EUDR visitam o Espírito Santo (Brasil) no contexto das iniciativas AL-INVEST Verde
Espírito Santo, 12 de dezembro de 2024. Uma delegação das autoridades competentes e de controlo de Espanha, Itália, Bélgica e Irlanda visitou o Espírito Santo, Brasil, de 6 a 9 de dezembro, para conhecer as iniciativas de rastreabilidade apoiadas pelo AL-INVEST Verde e outras acções de produção agrícola sustentável desenvolvidas pelo Estado.