BRASIL
Implantação da plataforma de rastreabilidade SeloVerde no estado de Minas Gerais.
Em colaboração com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais (Brasil), é prestado apoio ao desenvolvimento e à implementação da plataforma. SeloVerde MG neste estado. Essa ferramenta contribui para a promoção da sustentabilidade socioambiental nas cadeias de valor do café, da pecuária e da soja, por meio da coleta de informações úteis para a verificação do cumprimento dos requisitos do Regulamento Europeu para Produtos Livres de Desmatamento. A plataforma está a ser implementada pelo Centro de Inteligência Territorial/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o apoio do Componente 2 do AL-INVEST Verde.
Período de execução: fevereiro de 2023 - julho de 2024.
Resultados esperados
- Desenvolvimento de um modelo digital para o análise de conformidade socio-ambiental de propriedades rurais.
- Avaliação da conformidade socio-ambiental de lavouras de café, soja e pecuária em propriedades rurais registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
- Desenvolvimento da plataforma digital Seloverde MG.
- Organização de eventos para socializar a plataforma SeloVerde MG com o sector privado, a sociedade civil e as autoridades da UE.
- Elaboração de um guia prático de diligência devida baseado na plataforma SeloVerde MG.
SeloVerde MG
Notícias
Apresentação à Argentina e ao Paraguai do sistema de rastreabilidade Selo Verde, implementado no estado brasileiro do Pará.
Madrid, 23 de Janeiro de 2023. O AL-INVEST Verde organizou a apresentação na Argentina e no Paraguai da plataforma Selo Verde, um sistema público e gratuito de rastreabilidade implementado no estado do Pará, Brasil.
Apoio a Minas Gerais (Brasil) na rastreabilidade da cadeia do café
Brasil, 25 de Maio de 2023. O AL-INVEST Verde está a apoiar o desenvolvimento da plataforma informática SeloVerde MG no estado brasileiro de Minas Gerais. Esse sistema analisa propriedades rurais cafeeiras e, por meio do cruzamento de dados e imagens, determina a sustentabilidade do processo produtivo e, entre outras questões, que ele não está associado ao desmatamento e à degradação florestal.
Representantes de Minas Gerais apresentam à Comissão Europeia a plataforma Selo Verde MG, que possibilitará avanços na rastreabilidade socioambiental.
06 de julho de 2023. Representantes da Comissão Europeia, do Estado de Minas Gerais e da Universidade Federal de Minas Gerais participaram de uma reunião virtual onde foram apresentados os avanços da plataforma informática SeloVerde MG e analisados os próximos passos de seu desenvolvimento.
O Governo Brasileiro de Minas Gerais apresenta a plataforma Selo Verde, apoiada pelo AL-INVEST Verde
Minas Gerais (Brasil), 15 de março de 2024. O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentaram aos representantes do AL-INVEST Verde a produção sustentável das principais commodities agrícolas exportadas e a plataforma SeloVerde MG, que é apoiada por este programa.
Primeiro carregamento de café sem desflorestação do Brasil para a Europa
Minas Gerais (Brasil), 26 de julho de 2024. Em 27 de julho, foi efectuado o primeiro carregamento de café de Minas Gerais, Brasil, que cumpre os requisitos do Regulamento da UE relativo à ausência de desflorestação e de degradação florestal (EUDR). O carregamento deixou o porto de Santos e tem chegada prevista para 21 de agosto a Dublin, na Irlanda.