AMÉRICA LATINA
Diálogos sobre o cacau sustentável
Em colaboração com o programa Agricultura Sustentável para os Ecossistemas Florestais (SAFE), implementado pela Cooperação Alemã-GIZ, e com o apoio técnico do Instituto Europeu das Florestas (EFI), foi organizada uma série de "Diálogos sobre cacau sustentável". Esta série consistiu em três workshops virtuais temáticos para abordar os pormenores dos diferentes requisitos do Regulamento da União Europeia relativo às cadeias de abastecimento sem desflorestação nem degradação florestal (EUDR): sem desflorestação, rastreabilidade e legalidade. Participaram nos seminários representantes da Comissão Europeia e de países produtores da América Latina e de África. Nos dias 1, 2 e 3 de outubro, o evento de encerramento terá lugar em Quito e Tena, no Equador.
Período de execução: maio de 2024 - outubro de 2024.
Cronologia
Notícias
Diálogo sobre o dever de diligência na cadeia de valor do cacau
16 de maio de 2024. O primeiro seminário foi organizado no âmbito da série "Diálogos sobre o cacau sustentável", com a participação de representantes da Comissão Europeia, bem como de países produtores da América Latina - Brasil, Colômbia, Equador e Peru - e de África - Costa do Marfim.
13 de junho de 2024. O segundo seminário foi organizado "Requisitos de rastreabilidade para o cacau no âmbito da EUDR".no âmbito da série "Diálogos sobre o cacau sustentável". Participaram representantes da Comissão Europeia e de países produtores da América Latina - Brasil, Equador e Peru - e de África - Camarões -.
26 de junho de 2024. Foi organizado o workshop "Due diligence for legal cocoa in the framework of the EUDR", que encerrou a série de webinars "Dialogues on sustainable cocoa". Participaram representantes da Comissão Europeia e de países produtores da América Latina - Brasil, Equador e Peru - e de África - Gana.
Equador acolhe o encerramento do ciclo "Diálogos sobre o cacau sustentável
7 de outubro de 2024. Nos dias 1, 2 e 3 de outubro, o Equador acolheu o evento de encerramento do ciclo "Diálogos sobre o cacau sustentável", organizado pelo AL-INVEST Verde, em colaboração com a Cooperação Alemã - GIZ Equador e a Delegação da União Europeia no Equador.