ONDE TRABALHAMOS
ARGENTINA
Ação em colaboração com a Secretaria de Cooperação Internacional, o Ministério da Produção, Ciência e Tecnologia (MPCT) e o Ministério do Ambiente e das Alterações Climáticas (MACC) da província de Santa Fé (Argentina) para reforçar as políticas públicas de sustentabilidade na cadeia de valor do gado. Mais informações.
Ação em colaboração com o Ministério da Economia da Argentina, através da Secretaria da Indústria e do Desenvolvimento Produtivo e do Plano Nacional de Qualidade, para apoiar os laboratórios nacionais na identificação das suas necessidades em matéria de normas para a exportação de couro bovino, madeira, soja e derivados para a União Europeia. Mais informações.
Ação em colaboração com a Direção Nacional de Bioeconomia da Argentina para reforçar a produção de fertilizantes naturais e nutrientes para utilização agrícola no país. Mais informações.
Em colaboração com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pescas da Argentina e a Secretaria da Bieconomia, é apoiada a implementação e consolidação da Plataforma Nacional Livre de Desflorestação VISEC como sistema de rastreabilidade e certificação para a soja e a carne de bovino (e subprodutos). Mais informações.
BRASIL
Esta ação consistiu na organização de uma série de diálogos, em colaboração com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazónia (IPAM). Foram analisados diferentes aspectos das cadeias de valor da carne e do couro no Brasil para identificar boas práticas e promover políticas ambientais que ajudem a combater a desflorestação. Mais informações.
Esta ação é desenvolvida em colaboração com o Ministério Público Federal (MPF) do Brasil nos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins. O seu objetivo é apoiar o desenvolvimento do sistema de gestão unificado do Programa Carne Legal e reforçar os procedimentos de acompanhamento, informação e verificação nos estados acima referidos. Mais informações.
Em parceria com o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (Brasil), é apoiado o desenvolvimento e a implementação da plataforma SeloVerde MG neste estado para promover a sustentabilidade socioambiental nas cadeias de valor do café, da pecuária e da soja. Mais informações.
Em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG) do Governo do Espírito Santo, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), o Centro de Inteligência Territorial da Universidade Federal de Minas Gerais (CIT/UFMG), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Mais informações.
COLÔMBIA
Através desta ação, é prestado apoio ao Ministério do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia (MinCIT) e ao ProColombia - o organismo responsável pela promoção das exportações - para identificar os desafios, oportunidades e necessidades dos sectores agro-industriais colombianos face aos novos requisitos de sustentabilidade para as exportações para a União Europeia. Mais informações.
EQUADOR
Cooperação com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG) do Equador para a formação de funcionários públicos em matéria de reforço das capacidades para promover e consolidar o cooperativismo produtivo no sector agrícola como base para a governação e o funcionamento de um sistema nacional de rastreabilidade. Mais informações.
Assistência técnica ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG) e à Agência de Regulação e Controlo Fitossanitário e Zoossanitário do Equador -Agrocalidad-, para facilitar a adaptação aos requisitos do Regulamento sobre produtos livres de desflorestação e degradação florestal (EUDR) da cadeia de valor do cacau. Mais informações.
PARAGUAI
Ação em colaboração com a Rede de Investimento e Exportação (REDIEX) do Ministério da Indústria e Comércio (MIC) do Paraguai, para a definição de estratégias sustentáveis no sector do couro paraguaio. Mais informações.
Esta ação apoia a transição para a sustentabilidade da cadeia florestal no Paraguai, com o objetivo de aumentar o volume exportado para os países comerciais habituais e de se expandir para novos mercados. Mais informações.
Mediante esta acción, se presta apoyo al Ministerio de Industria y Comercio (MIC) de Paraguay a través de la Facultad Politécnica de la Universidad Nacional de Asunción (UNA) para la implementación de un sistema de trazabilidad socioambiental de la carne de vacuno y el cuero. Mais informações.
PERU
Ação em colaboração com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Irrigação (MIDAGRI) do Peru para a promoção e consolidação do Registo de Produtores Agrários (PPA) e da Identidade Digital do Produtor Agrário como instrumentos para a adaptação das cadeias de valor do café, do cacau e do óleo de palma à EUDR. Mais informações.
URUGUAI
Ação em colaboração com a Direção-Geral de Florestas (DGF) do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas (MGAP) do Uruguai. O seu objetivo é apoiar as autoridades públicas na certificação de produtos agro-exportáveis produzidos sob gestão sustentável de florestas nativas. Mais informações.
Esta ação é desenvolvida em colaboração com o Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas do Uruguai. O seu objetivo é apoiar as autoridades públicas na implementação de actividades que contribuam para os objectivos do Plano Nacional de Género nas Políticas Agrícolas (PNG Agro). Mais informações.
REGIONAL
No âmbito desta ação, o AL-INVEST Verde/Componente 2 participou na 44ª Feira Internacional de Gelados Artesanais, Pastelaria, Panificação e Café, SIGEP, e organizou três mesas redondas e um evento de encerramento na Colômbia, no âmbito da ciclo "Diálogo e troca de experiências sobre sustentabilidade na cadeia de valor do café".. Mais informações.
Esta série consiste em três workshops virtuais temáticos para abordar os pormenores dos diferentes requisitos do Regulamento da UE relativo às cadeias de abastecimento da UE sem desflorestação nem degradação florestal (EUDR): não desflorestação, rastreabilidade e legalidade. Mais informações.
Através desta ação, é realizada uma análise dos sistemas de controlo ou garantia da segurança alimentar nos Serviços Oficiais de Sanidade Agropecuária e nos laboratórios de referência dos países membros da Comunidade Andina: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Mais informações.