Montevideo, 21 de Novembro de 2022. O Ministro da Indústria, Energia e Minas do Uruguai, Omar Paganini, abriu a conferência de inauguração oficial da Acção para o Desenvolvimento da União Europeia (UE) no dia 21 de Novembro em Montevideu, Uruguai. AL-INVEST Direitos de Propriedade Intelectual Verde (DPI)O objectivo é aumentar a consciência da importância socioeconómica da propriedade intelectual e dos desafios do crescimento sustentável.

Durante a inauguração, o Embaixador da Delegação da União Europeia no Uruguai, Paolo Berizzi, e o Chefe do Serviço de Cooperação Internacional do Gabinete da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), Ignacio de Medrano, estiveram também presentes. A conferência lançou oficialmente o projecto AL-INVEST Verde DPI no Uruguai, onde ficará sediado até ao final de 2024.

Vários oradores líderes europeus e internacionais na área da propriedade intelectual e inovação fizeram apresentações durante a conferência.
AL-INVEST Verde DPI propõe-se utilizar eficazmente a propriedade intelectual para contribuir para a melhoria de um quadro favorável na América Latina, em particular nos países do Mercosul, para estimular a inovação, facilitar o crescimento sustentável, a criação de emprego e assegurar a participação internacional dos seus agentes económicos.
O governo uruguaio, através da Direcção Nacional da Propriedade Industrial (DNPI) do MIEM, é um dos parceiros associados ao projecto, assim como os escritórios de propriedade intelectual do resto do Mercosul, Chile, e outros países da região. O MIEM, através do DNPI, juntamente com a Agência Uruguaia de Cooperação Internacional (AUCI), também desempenhou um papel importante na instalação do AL-INVEST Verde DPI em Montevideu.
As indústrias com grande intensidade de direitos de propriedade intelectual estão profundamente enraizadas na economia uruguaia. Geraram quase 50% do PIB no Uruguai entre 2014-2019, o que é muito semelhante à contribuição das indústrias intensivas em direitos de propriedade intelectual para o PIB na União Europeia durante o mesmo período, em cerca de 45%. As indústrias intensivas em direitos de propriedade intelectual também foram responsáveis por 35,9% de emprego formal no Uruguai, empregando uma média de 352.999 pessoas, directamente, por ano (*).
AL-INVEST Verde DPI está activa em três áreas:
- Trabalhar para instituições de ECD eficientes e acessíveisreforço da capacidade das instituições nacionais e regionais de propriedade intelectual (PI), em particular as dos países do Mercosul, para melhorar os sistemas de protecção e aplicação dos DPI.
- Contribuir para um sector produtivo inovador, sustentável e competente em matéria de DPI.melhorar as capacidades do sector produtivo, em particular das pequenas e médias empresas e dos sectores científico-académico, tecnológico e agrícola, na gestão dos DPI (incluindo as indicações geográficas, IG) para retirar valor da inovação.
- Construir redes de DPI e impulsionar a internacionalização através do reforço das redes. Interinstitucional e transnacional para facilitar a adopção das melhores práticas de PI para promover a inovação e a criação artística e para alinhar as leis de PI com as normas internacionais.
Neste contexto, é apresentado o projecto AL-INVEST Green IPR, incluindo algumas das suas actividades propostas para os próximos meses. Os tipos de actividades a levar a cabo dizem respeito à optimização do processo de PI, reforço de capacidades, estudos e recolha de dados, apoio técnico e jurídico e desenvolvimento de redes. Isto será desenvolvido em estreita colaboração com os escritórios nacionais de PI do Mercosul e da América Latina, organizações regionais, decisores políticos em matéria de DPI e inovação, indústria, associações empresariais e câmaras de comércio, a comunidade académica e agências de aplicação dos DPI (juízes, procuradores ou funcionários aduaneiros).
Sobre o AL-INVEST Verde
(*) Dados do estudo realizado por IP Key Latin America (2021) intitulado "The economic contribution of IPR-intensive industries in Uruguay" e do estudo realizado pelo Observatório Europeu das Infracções aos Direitos de Propriedade Intelectual do Gabinete de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) intitulado "IPR-intensive sectors and economic performance in Latin American countries" (2022).