O programa AL-INVEST Verde, uma iniciativa da União Europeia para promover o crescimento sustentável na América Latina, está a gerar impactos concretos na transformação das micro, pequenas e médias empresas (MPME) para modelos de produção mais sustentáveis e eficientes.
Através dos seus projectos na região, mais de 3600 MPMEs conseguiram poupar água, especialmente em sectores-chave como a agricultura, a agroindústria, a indústria transformadora e a hotelaria. Estas acções incluem a otimização da utilização da água, a implementação de sistemas de recolha de águas pluviais e a redução das águas residuais, contribuindo significativamente para a conservação deste recurso vital.
Além disso, mais de 1 500 MPME reduziram o seu consumo global de recursos em mais de 20 %, graças a práticas sustentáveis centradas na reutilização de materiais, na eficiência energética e na melhoria dos processos de produção.
Estes números reflectem o impacto positivo do AL-INVEST Verde na região, promovendo uma verdadeira transição para uma economia mais verde, circular e inclusiva, com benefícios ambientais e económicos para as empresas participantes.
O programa reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, o reforço das capacidades e o apoio às MPME no seu percurso rumo a um desenvolvimento produtivo mais responsável do ponto de vista ambiental.
Sobre o AL-INVEST Verde
O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia cujo principal objetivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 1, o programa gere fundos para a implementação de projectos inovadores de associações de pequenas empresas para impulsionar práticas sustentáveis no sector privado. A Componente 1 é liderada pela sequa, uma organização alemã sem fins lucrativos que opera a nível mundial com o objetivo de promover o sector privado.
Para mais informações, visite: www.alinvest-verde.eu