As iniciativas de parceria foram apresentadas na Argentina

A União Europeia apresentou os projectos de parceria vencedores na sequência do segundo convite à apresentação de propostas no âmbito da Componente 1 do AL-INVEST Verde. Esta apresentação teve lugar durante a Expo Rural 2024, um evento organizado pela Sociedad Rural Argentina que promove a pecuária e a agricultura na cidade de Buenos Aires. Ler mais.

Os países da Comunidade Andina reúnem-se para analisar os resultados das acções apoiadas pelo programa AL-INVEST Verde

De 24 a 26 de julho, representantes de Bolívia, Colômbia, Equador e Peru reuniram-se na sede da Secretaria-Geral da Comunidade Andina (SGCAN), em Lima (Peru), para conhecer e analisar os primeiros resultados da ação apoiada pela Componente 2 do AL-INVEST Verde para a exportação de produtos agrícolas para a União Europeia, executada pelo IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura). Ler mais.

3 milhões de euros para impulsionar projectos de economia verde no Brasil 

O AL-INVEST Verde, através da sua Componente 1, tem vindo a promover a implementação no Brasil de nove projectos que visam beneficiar as pequenas e médias empresasO projeto tem como objetivo apoiar os pequenos produtores, bem como os pequenos produtores, através da implementação de iniciativas de economia verde que enfatizam a sustentabilidade e a circularidade. Ler mais.

AL-INVmentor: produtores selecionados para receberem orientação sobre indicações geográficas

AL-INVEST Verde A Componente 3 para os direitos de propriedade intelectual anunciou os agrupamentos de produtores da Argentina, Brasil e Paraguai selecionados para receber mentoria especializada em indicações geográficas com o AL-INVmentor. Na Argentina, foram selecionados produtores de chá, mel de flores de Atamisqui e pimentão dos Vales Calchaquíes. No Brasil, foram selecionados os produtores de açaí de Codajás, de cacau e seus derivados de Rondônia e de café do Planalto de Poços de Caldas. No Paraguai, os produtores de mel das zonas húmidas de Ñeembucú. Ler mais.

Cumprimento do RDUE no sector do café

As organizações internacionais e os países produtores de café, como o Brasil, a Colômbia, a Costa Rica, o Equador, as Honduras e o Peru, sublinham os desafios que se colocam para cumprir a Regulamento (UE) 2023/1115 relativo às cadeias de abastecimento não associadas à desflorestação e à degradação florestal (EUDR). Ler mais.

AGENDA VERDE

Seminário internacional: Aproveitamento da PI para o crescimento sustentável e a competitividade - Gestão da PI para PMEs na Argentina e em outros países do MERCOSUL

Data: 19 e 20 de setembro

Modo: em linha

Ler mais

Portal Verde:

Workshop virtual sobre a utilização dos direitos de propriedade intelectual para promover o comércio sustentável entre o Brasil e a UE

Data: 26 e 27 de setembro

Modo: em linha

Ler mais.

AL-INVEST TV Verde 

Apresentação dos resultados do projeto "Certificação dos produtos agro-exportáveis" no Uruguai. Ver aqui.