Madrid, 23 de Janeiro de 2023. Através do Componente 2AL-INVEST Verde organizou a apresentação à Argentina e ao Paraguai da plataforma Selo Verde, um sistema de rastreabilidade. público e gratuito implementado no estado do Pará, Brasil.
A apresentação teve lugar online, através da plataforma Zoom, e contou com a presença de representantes das delegações da UE na Argentina, Paraguai e Brasil, da Comissão Europeia e do programa AL-INVEST Verde.
Também estiveram presentes representantes do Ministério do Ambiente e Alterações Climáticas, do Ministério da Produção, Ciência e Tecnologia e do Secretariado para a Cooperação Internacional da Província de Santa Fé, assim como do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-alimentar (SENASA). Do Paraguai, participaram membros da Rede de Investimento e Exportação (REDIEX), uma agência do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), e a Associação Rural do Paraguai.
A apresentação foi feita por Felipe Nunes, director do Centro de Inteligência Territorial (CIT) e investigador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ambas as instituições colaboraram no desenvolvimento deste sistema de rastreabilidade, o que Nunes explicou, analisa o cumprimento das normas socioambientais e, em particular, a ausência de desflorestação relacionada com a produção.
Para tal, a plataforma integra dados de instituições federais e estatais, mapas de imagens de satélite e análise geoespacial, permitindo relatórios detalhados sobre a conformidade social e ambiental de explorações agrícolas inscritas no Registo Ambiental Rural (CAR).
Actualmente, o programa AL-INVEST Verde, através da Componente 2, está a trabalhar para apoiar a implementação da plataforma Selo Verde no estado brasileiro de Minas Gerais. Além disso, fornece assistência técnica ao Governo de Santa FeArgentina, para o reforço das políticas públicas de sustentabilidade no sector da carne e das aves de capoeira. colabora com a REDIEX no Paraguai para apoiar a rastreabilidade do processo de produção do couro e a sua certificação.
No âmbito destas colaborações, a apresentação regional da plataforma foi coordenada com o objectivo de trocar experiências e analisar as possibilidades de implementação através da assistência existente.
Sobre o AL-INVEST Verde
AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.
Mais informações: www.alinvest-verde.eu