Seminário de alto nível no Paraguai para promover o diálogo sobre a sustentabilidade do couro e o comércio internacional

Assunção, 15 de junho de 2023. A Rede de Investimento e Exportação (REDIEX) do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai (MIC), com o apoio da União Europeia, organizou um seminário de alto nível para promover o diálogo sobre a importância da sustentabilidade na cadeia de valor da carne e do couro como uma ferramenta para favorecer o comércio internacional.

O seminário teve lugar no âmbito da assistência técnica que a Componente 2 do AL-INVEST Verde está a prestar à REDIEX para o desenvolvimento de um projeto de estratégia nacional de rastreabilidade e certificação do couro aumentar a competitividade dos produtos paraguaios nos mercados internacionais.

O seminário, que foi organizado na sede do MIC, contou com a participação de intervenientes da cadeia da carne e do couro, tais como representantes dos sectores público e privado, de organizações internacionais e da sociedade civil.


Diagnóstico da cadeia de valor da carne e do couro no Paraguai

O evento foi inaugurado pelo Ministro da Indústria e Comércio, Luis Castiglioni; a Vice-Ministra da REDIEX, Gilda Susana Arréllaga; o Presidente do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Animal, José Carlos Martín Campercholi, e o Chefe de Cooperação da União Europeia no Paraguai, Matteo Sirtori.

Da REDIEX, Andrés Ginés, especialista da Plataforma de Carnes e Derivadoss, explicou o contexto em que foi definida a assistência técnica prestada pela AL-INVEST Verde. Por sua vez, Lorenzo Nalin, técnico especialista da AL-INVEST Verde, destacou as conclusões do diagnóstico da cadeia de valor da carne e do couro paraguaios, bem como as proposta de projeto-piloto sobre rastreabilidade e certificação ambiental para a cadeia do couro e outros elos envolvidos, concebidos no âmbito da presente assistência.

Nalin indicou que, para a elaboração do diagnóstico, foram efectuados os seguintes trabalhos entrevistas com os principais actores da produção de courodos sectores público e privado. As informações recolhidas permitiram analisar diferentes aspectos do Sistema de Rastreabilidade Paraguaio (SITRAP) e propor, com base nos resultados, um projeto-piloto de rastreabilidade e certificação ambiental, público e gratuito, que garanta a sustentabilidade dos produtos paraguaios e melhore a sua qualidade. inserção nos mercados internacionais.

O evento contou também com a presença de representantes do Ministério do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, do Vice-Ministério das Relações Económicas e da Integração, do Serviço Nacional de Cadastro e do Instituto Indígena Paraguaio (INDI). Do sector privado, participaram membros da Asociación Rural del Paraguay (ARP), da Central de Cooperativas de Producción (CENCOPROD) e das empresas de curtumes Lecom, Sadesa e Durli. Por parte da AL-INVEST Verde, participaram Andrea Monaco e Lorenzo Nalin, juntamente com o consultor Mathew Vercruysse, responsável pelo apoio técnico à REDIEX.

 

Sobre o AL-INVEST Verde

O AL-INVEST Verde é um programa financiado pela União Europeia (UE). O seu principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada por FIIAPP em consórcio com IILAO programa presta assistência ao reforço das políticas públicas e dos diálogos entre as várias partes interessadas em matéria de agricultura sustentável e cadeias de valor, normas ambientais e laborais, bem como políticas comerciais e económicas sustentáveis e quadros regulamentares. 

Mais informações: www.alinvest-verde.eu

Partilhar: