COLÔMBIA

Ação. Sustentabilidade das exportações agro-industriais colombianas para a União Europeia.

Através desta ação, é prestado apoio ao Ministério do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia (MinCIT) e à ProColombia - o organismo responsável pela promoção das exportações - para identificar os desafios, oportunidades e necessidades dos sectores agro-industriais colombianos face aos novos requisitos de sustentabilidade para as exportações para a União Europeia. Especificamente, são analisadas as implicações do Pacto Verde Europeu e da Estratégia do Prado à Mesa, entre outras iniciativas, para sete sectores prioritários: café e derivados, fruta fresca, óleo de palma, flores frescas, açúcar de cana, cacau e derivados e ingredientes naturais.

Período de execução: março de 2023 - março de 2024.

Resultados esperados

  1. Análise dos requisitos de sustentabilidade definido pela União Europeia para a exportação de produtos agro-industriais.

  2. Diagnóstico das necessidades e oportunidades potencial de exportação dos produtos agro-industriais colombianos priorizados na assistência técnica, com base no cumprimento dos requisitos analisados.

  3. Organização de mesas redondas regionais de diálogo entre as várias partes interessadas.

  4. Elaboração de guia prático do Pacto Ecológico Europeu O projeto destina-se às empresas exportadoras colombianas e à definição de um roteiro com acções específicas para cada um dos sectores prioritários e estratégias para reduzir as disparidades entre homens e mulheres e promover a capacitação das mulheres exportadoras.

  5. Acções de formação sobre sustentabilidade e exportação: curso virtual para funcionários do MinCIT, ProColombia e sectores agro-industriais; e seminário técnico de encerramento com entidades públicas e representantes de sindicatos, da academia e da sociedade civil.

Cronologia

Notícias

Assistência técnica à Colômbia para promover exportações mais sustentáveis

Bogotá, 04 de maio de 2023. A assistência técnica prestada ao Ministério do Comércio, Indústria e Turismo (MinCIT), através do ProColombia, foi apresentada em Bogotá, na Colômbia, para promover a implementação de práticas sustentáveis no sector agroindustrial e para satisfazer os requisitos do mercado europeu em termos de sustentabilidade, o que garantirá as exportações para a UE.

AL-INVEST Verde discute possibilidades de colaboração em matéria de sustentabilidade na Colômbia

Bogotá, 02 de Dezembro de 2022. Em coordenação com a Delegação da União Europeia (EUD) em Bogotá e o Ministério do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia (MinCIT), foram organizadas várias reuniões com representantes de ministérios, sindicatos, organizações empresariais e organizações internacionais.

vídeos

Fotos

Presentación de asistencia técnica a Colombia