PROJECTOS DE PARCERIA
ARGENTINA
O projeto centra-se no desenvolvimento de um serviço abrangente para as MPME com um plano personalizado, incluindo certificações de normas de sustentabilidade, segurança e tecnologia adequada. A implementação deste projeto visa beneficiar 500 pequenas empresas na Argentina. Mais informações.
Sustenta-Vitis reforça a estratégia de promoção do vinho argentino através de várias iniciativas associadas à sustentabilidade social, ambiental e económica. Mais informações.
ACELERA desenvolve acções de cooperação para que as empresas europeias, os institutos de investigação e os peritos em inovação possam fornecer soluções para os desafios identificados pelas PME argentinas. Mais informações.
O projeto "Selo de Triplo Impacto para a produção agrícola e florestal argentina" visa garantir que A produção integrada na agricultura, pecuária e silvicultura na Argentina é verificada no seu desempenho ambiental ao nível da unidade de produção. Mais informações.
Apoio às MPMEs da região de Buenos Aires no desenvolvimento de acções voluntárias para a mitigação das alterações climáticas. Mais informações.
O projeto visa promover a integração das PME industriais florestais do Chaco em cadeias de abastecimento legais e sem desflorestação. Mais informações.
O projeto visa incentivar os pequenos e médios produtores do sector agrícola argentino a tornarem-se mais eficientes na utilização dos recursos, garantindo a sustentabilidade da produção alimentar e das cadeias de valor conexas. Mais informações.
BOLÍVIA
O projeto BeeGreen procura desenvolver oportunidades através da promoção da digitalização empresarial sustentável na cadeia de valor da apicultura na Bolívia, com escalabilidade e replicabilidade a outras cadeias de valor agro-florestais (com ênfase no sector do café e do cacau). Mais informações.
A ação visa o crescimento sustentável da cadeia de valor da Quinoa Real, com a participação de mulheres e jovens empresários das comunidades indígenas. Mais informações.
O objetivo geral do projeto é aumentar as capacidades das empresas geradoras de resíduos e das cadeias de valor em Santa Cruz, na Bolívia. Mais informações.
Desenvolvimento de empresas ecológicas nas MPME e nas organizações de produtores, através da adoção de práticas inovadoras, com cadeias de valor sem desflorestação. Mais informações.
O projeto visa reforçar as capacidades de, pelo menos, 150 MPME do sector agroflorestal de Santa Cruz em matéria de produção sustentável e de gestão comercial para o mercado europeu. Mais informações.
BRASIL
O projeto é desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Uberlândia e tem como foco as PMEs do Triângulo Mineiro, aumentando suas vendas e adotando produtos, processos e serviços mais eficientes em termos de recursos, rumo a um modelo de economia circular. Mais informações.
O principal objetivo do projeto é promover e fortalecer a economia circular, por meio da capacitação, aumentando o conhecimento e a conscientização sobre os desafios e oportunidades da sustentabilidade nas PMEs brasileiras. Mais informações.
O projeto visa apoiar cadeias de abastecimento transparentes que cumpram os requisitos regulamentares dos mercados e contribuam para os planos nacionais de erradicação da desflorestação. Mais informações.
O projeto visa implementar um sistema de rastreabilidade individual na cadeia da carne de bovino e do couro no Brasil, a fim de cumprir os regulamentos da UE e garantir fluxos comerciais sem desflorestação. Mais informações.
O projeto visa fornecer conhecimentos e ferramentas às MPME dos sectores químico e automóvel no Brasil para oferecerem serviços e produtos mais ecológicos. Mais informações.
Este projeto visa contribuir para que as empresas alcancem um crescimento sustentável através da aplicação dos princípios da economia circular, utilizando metodologias de ecodesign e redesign como ferramentas fundamentais para viabilizar a transição das PMEs do sector do vestuário em São Paulo. Mais informações.
O objetivo do projeto é promover uma cadeia de valor do café sustentável e sem desflorestação. Mais informações.
Este projeto visa contribuir para uma agricultura sustentável em Rondônia, Brasil. Mais informações.
O projeto "Rota Turística: Novo Ouro de Serra Pelada" visa promover o desenvolvimento sustentável na região de Carajás II, localizada na interseção dos rios Araguaia e Tocantins, na Amazônia brasileira. Mais informações.
COLÔMBIA
O projeto visa contribuir para a sustentabilidade das empresas rurais através da promoção de boas práticas agrícolas. Mais informações.
O projeto promove práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis adaptadas às MPME e às organizações de pequenos produtores. Mais informações.
O projeto visa reforçar os conhecimentos e as competências em matéria de economia circular, bem como implementar iniciativas sustentáveis nas MPME de Bogotá. Mais informações.
O projeto apoia a transição energética e a adoção de práticas sustentáveis no tecido produtivo da região das Caraíbas colombianas. Mais informações.
O principal objetivo deste projeto é reforçar as capacidades das pequenas e médias empresas nos departamentos de Santander, La Guajira, Bolívar e Caldas, na Colômbia, bem como em Choloma, nas Honduras. Mais informações.
O projeto visa implementar as melhores práticas sustentáveis e digitais nas MPMEs do Eje Cafetero e de Bucaramanga. Mais informações.
O projeto visa promover cadeias de valor do café inteligentes, sustentáveis e regenerativas em Risaralda, na Colômbia. Mais informações.
O projeto visa garantir a sustentabilidade das cadeias de valor dos cafés especiais colombianos, de modo a que cumpram os regulamentos europeus em matéria de sustentabilidade. Mais informações.
Esta iniciativa tem como objetivo a transformação sustentável das cadeias de valor industriais relacionadas com os plásticos e as embalagens na Colômbia. Mais informações.
O projeto visa implementar práticas de utilização eficiente da água, eficiência energética e economia circular nas PME do sector do turismo como estratégia de sustentabilidade na Colômbia. Mais informações.
O projeto visa alcançar uma produção agrícola sustentável, controlada e normalizada em 150 produtores da rede nacional de cacau, com melhor acesso ao mercado europeu, através de acções de garantia de qualidade e da adoção de critérios de sustentabilidade. Mais informações.
O projeto procura desenvolver cadeias de abastecimento transparentes e verificadas na Colômbia e na Costa Rica para produtos que não contribuem para a desflorestação. Mais informações.
COSTA RICA
O projeto visa fornecer e promover acções de sustentabilidade empresarial através de um programa abrangente que apoia as MPMEs a melhorar a sua competitividade. Mais informações.
O projeto visa contribuir para uma sociedade mais solidária e amiga do ambiente, através de processos de formação e apoio destinados a desenvolver competências e a promover a adoção de práticas sustentáveis. Mais informações.
O objetivo do projeto é melhorar a gestão ambiental, económica e social das empresas beneficiárias, através do desenvolvimento de um código voluntário de práticas sustentáveis que apoie as empresas no controlo das medidas de mitigação ambiental. Mais informações.
CHILE
O projeto visa divulgar, promover, aconselhar e implementar boas práticas, técnicas e tecnologias sustentáveis em processos e produtos nas MPME e organizações empresariais. Mais informações.
O projeto visa reforçar e melhorar a ligação das MPME através da promoção e formação de práticas sustentáveis e da economia circular. Mais informações.
O objetivo do projeto Eco-accelerator é promover e desenvolver modelos de negócio que se centrem em reduzir resíduos gerados pelas embalagens do comércio eletrónico. Mais informações.
O projeto centra-se no reforço das capacidades e da gestão ambiental, social e de governação (ESG) das pequenas empresas no Chile. Mais informações.
O projeto visa estimular e facilitar a transição dos agricultores e das MPMEs do Norte Grande chileno para modelos de economia circular. Mais informações.
O projeto visa ativar, divulgar e implementar uma cultura empresarial circular e sustentável nas MPME do sector frutícola do Chile. Mais informações.
ecuador
Eprojeto visa contribuir para a melhoria produtiva e competitiva do sector e para o reforço dos pequenos produtores através de regimes de produção sustentáveis, em conformidade com a estratégia "Do prado ao prato". Mais informações.
O projeto visa promover a produção, o consumo e a gestão integrada de resíduos sólidos ambientalmente responsáveis no Equador, com base nos princípios da economia circular. Mais informações.
Esta iniciativa visa garantir que as cadeias de abastecimento agroalimentar do Equador para a União Europeia cumprem elevados padrões de legalidade, sustentabilidade e preservação das florestas. Mais informações.
O projeto visa dar resposta aos novos requisitos da UE para a entrada de sete produtos, incluindo o cacau, no mercado comunitário. Mais informações.
O projeto visa desenvolver um sistema de rastreabilidade que identifique a localização dos produtores de palma no norte e no sul do país. Mais informações.
EL SALVADOR
O projeto visa que as MPME implementem estratégias de desenvolvimento da cadeia de valor e incorporem a sustentabilidade ambiental, a atenuação das alterações e a recuperação da biodiversidade. Mais informações.
O projeto visa promover acções de produção eco-sustentáveis e manter/criar empregos dignos. Mais informações.
O projeto visa impulsionar as economias com baixas emissões de carbono através da utilização eficiente dos recursos na cadeia de valor da reciclagem, com destaque para as MPME. Mais informações.
honduras
O principal objetivo do projeto é contribuir para o crescimento sustentável e a modernização económica do sector privado da cadeia de valor do café. Mais informações.
Reforçar as ligações produtivas com uma abordagem inovadora e sustentável, com ênfase na pegada hídrica. Mais informações.
MEXICO
A ação é executada com o objetivo de reforçar o tecido económico e social das explorações madeireiras, adaptando-o às exigências legislativas e promovendo produtos com maior valor acrescentado. Mais informações.
PARAGUAI
O projeto visa aumentar a produtividade e a competitividade das empresas através da adoção de uma cultura inovadora para alcançar um crescimento económico sustentável. Mais informações.
peru
A iniciativa Fantástico - Sustentabilidade com Plástico é liderada pela Câmara de Comércio e Indústria Peruano-Alemã (AHK Peru), juntamente com a Sociedade Nacional das Indústrias (SNI), no âmbito do programa AL-INVEST Verde. Mais informações.
O projeto visa permitir que as PME industriais apliquem os princípios da economia circular e promovam a utilização dossustentabilidade e inovação nos seus processos para melhorar a sua competitividade. Mais informações.
O projeto "Textile Innovation Accelerator" visa contribuir para a mudança e enfrentar os desafios existentes, de modo a poder apoiar ativamente o desenvolvimento de soluções inovadoras que promovam uma indústria têxtil mais sustentável e circular. Mais informações.
Liderado pela Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Ica, procura gerar valor no sector agrícola através da transição verde no Peru e na Bolívia, adoptando produtos, processos e serviços amigos do planeta. Mais informações.
O projeto visa promover a transição para um modelo de produção e consumo mais sustentável, incentivando a adoção de práticas circulares. Mais informações.
Promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo da cadeia de produção de aguaje nas comunidades nativas de Loreto, Peru. Mais informações.
O projeto visa promover e incentivar iniciativas inovadoras e tecnologias limpas que facilitem o processo de transição para um modelo de economia verde. Mais informações.
Impulsionar o crescimento sustentável e a criação de emprego, apoiando a transição para uma economia com baixas emissões de carbono, altamente eficiente em termos de recursos e orientada para a circularidade na Colômbia e no Peru. Mais informações.
Uruguai
Trata-se de um projeto implementado pela Câmara de Indústrias do Uruguai e co-implementado pela Câmara de Comércio e Indústria Uruguaio-Alemã. O seu objetivo é apoiar as MPME na elaboração e implementação de um plano de crescimento verde, procurando melhorar a sua competitividade de uma forma amiga do ambiente. Mais informações.
Promover a inovação e o desenvolvimento sustentável das PME do sector da economia social e solidária no Mercosul. Mais informações.
VENEZUELA
Este projeto promove o turismo rural sustentável na Venezuela, melhorando a qualidade do serviço e tirando partido da utilização eficiente dos recursos naturais. Mais informações.
Esta iniciativa visa ter um impacto significativo em todo o sector industrial, mas em particular nas MPME, através da aplicação de práticas sustentáveis e de economia circular. Mais informações.
regional
Liderado pela Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Ica, procura gerar valor no sector agrícola através da transição verde no Peru e na Bolívia, adoptando produtos, processos e serviços amigos do planeta. Mais informações.
O principal objetivo deste projeto é reforçar as capacidades das pequenas e médias empresas nos departamentos de Santander, La Guajira, Bolívar e Caldas, na Colômbia, bem como em Choloma, nas Honduras. Mais informações.
Impulsionar o crescimento sustentável e a criação de emprego, apoiando a transição para uma economia com baixas emissões de carbono, altamente eficiente em termos de recursos e orientada para a circularidade na Colômbia e no Peru. Mais informações.
Promover a inovação e o desenvolvimento sustentável das PME do sector da economia social e solidária no Mercosul. Mais informações.
O projeto procura desenvolver cadeias de abastecimento transparentes e verificadas na Colômbia e na Costa Rica para produtos que não contribuem para a desflorestação. Mais informações.
O projeto visa alcançar uma produção agrícola sustentável, controlada e normalizada em 150 produtores da rede nacional de cacau, com melhor acesso ao mercado europeu, através de acções de garantia de qualidade e da adoção de critérios de sustentabilidade. Mais informações.