URUGUAI
Certificação de produtos agro-exportáveis de florestas nativas
Esta ação é desenvolvida em colaboração com a Direção-Geral de Florestas (DGF) do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas (MGAP) do Uruguai. O seu objetivo é apoiar as autoridades públicas na certificação de produtos agro-exportáveis produzidos sob gestão sustentável de florestas nativas. Para isso, será apresentada uma proposta para o desenvolvimento de um sistema nacional de certificação pública que agregue valor às cadeias, conserve e revalorize a floresta nativa.
Período de execução: abril de 2023 - junho de 2024.
Resultados
- Elaboração de diagnóstico com: linha de base da zona costeira do Uruguai; caraterização das cadeias de valor produtivas e dos actores que podem aderir a um sistema de certificação; em cada um dos elos das cadeias de valor dos sectores produtivos identificados, análise na América Latina e na União Europeia (UE) dos sistemas de incentivos de interesse para esta ação, estudo do quadro regulamentar do Uruguai para identificar os sistemas de incentivos económicos e financeiros para estes sectores, proposta de sistemas de incentivos; proposta preliminar para o funcionamento de um sistema de verificação da gestão das florestas autóctones.
- Relatório sobre experiências internacionais de interesse para a proposta de esquema de certificação: mapeamento das experiências de certificação florestal na América Latina e na UE que poderiam ser de interesse para a proposta uruguaia e priorização de quatro experiências.
- Workshops com múltiplos intervenientes. Foi desenvolvida uma metodologia e uma agenda de trabalho de vários workshops, juntamente com um documento com os ensinamentos e conclusões de cada workshop.
- Proposta de um sistema de verificação da gestão das florestas autóctones com: indicadores, critérios, avaliação económica e de viabilidade dos incentivos, roteiro, identificação de uma experiência-piloto e manual do sistema.
Cronologia
Notícias
Apoio ao Uruguai para promover a certificação sustentável das florestas autóctones
Montevideo, 18 de maio de 2023. O AL-INVEST Componente Verde 2 começou a prestar assistência técnica aos Direção-Geral das Florestas (DGF) do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas do Uruguai promover um sistema público de certificação para garantir a gestão sustentável das florestas autóctones. Desta forma, espera contribuir para a preservação das florestas e impulsionar o desenvolvimento económico territorial.
Uruguai e Paraguai visitam experiências de certificação agroflorestal em Espanha
Madrid, 13 de outubro de 2023. Uma delegação de técnicos da Direção-Geral de Florestas do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas (DGF-MGAP) do Uruguai e da Rede de Investimento e Exportação (REDIEX) do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai visitou Espanha de 25 a 29 de setembro para conhecer experiências de certificação agroflorestal.
Workshops no Uruguai sobre a certificação de produtos agro-exportáveis provenientes de florestas nativas
Montevideo, 27 de outubro de 2023. A Componente 2 do AL-INVEST Verde organizou, em conjunto com o Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas (MGAP) do Uruguai, o workshop "Certificação de produtos agro-exportáveis provenientes de florestas autóctones" para promover o diálogo sobre a importância da gestão sustentável das florestas autóctones e, consequentemente, a oportunidade de certificar a sustentabilidade dos seus produtos.
AL-INVEST Verde apoia o primeiro carregamento de aparas de madeira sem desflorestação para a Europa
Montevideo, 11 de abril de 2024. O Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas do Uruguai (MGAP), através da Direção-Geral das Florestas, enviou a Portugal o primeiro carregamento de aparas de madeira sem desflorestação. Este experiência piloto foi realizado no âmbito da colaboração com a AL-INVEST Verde e com o apoio da Agência Uruguaia de Cooperação Internacional (AUCI).
Uruguai faz o segundo carregamento de madeira livre de desflorestação com o apoio da AL-INVEST Verde
Montevideo, 16 de abril de 2024. A Direção-Geral das Florestas (DGF) do Uruguai fez um segundo carregamento de madeira livre de desflorestação, desta vez para os Estados Unidos. "A Direção-Geral das Florestas implementou um processo pormenorizado de geo-referenciação e geo-localização de estabelecimentos florestais, garantindo que não haverá desflorestação a partir de 2020", afirmou o ministério.
Apresentação dos resultados do projeto "Certificação dos produtos agro-exportáveis".
Montevideo, 18 de junho de 2024. O Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai acolheu o evento para apresentar os resultados do projeto "Certificação de Produtos Agroexportáveis em Terras Florestais Nativas", implementado pelo AL-INVEST Verde, através do Centro de Investigação Aplicada ao Desenvolvimento Agroflorestal (IDAF).