AMÉRICA LATINA
Diálogos sobre café sustentável
No âmbito desta ação, o AL-INVEST Verde/Componente 2 participou na 44ª Feira Internacional de Gelados Artesanais, Pastelaria, Panificação e Café, SIGEP, e organizou três mesas redondas e um evento de encerramento na Colômbia, no âmbito da ciclo "Diálogo e troca de experiências sobre sustentabilidade na cadeia de valor do café".. Participaram representantes da União Europeia e de países como o Brasil, a Colômbia, o Equador e o Peru, bem como de outros países latino-americanos produtores de café e de organizações internacionais.
Período de execução: janeiro de 2023 - dezembro de 2023.
Resultados
- Progressos na diálogo entre os países latino-americanos produtores de café.
- Promoção de diálogo entre as partes europeias e latino-americanas as partes interessadas na construção de uma cadeia de valor sustentável, inclusiva e sem desflorestação, centrando-se nas ferramentas e práticas necessárias para enfrentar este desafio.
- Ciclo de três mesas redondas virtuais e um evento de encerramento presencial sobre as principais iniciativas do sector público para promover uma cadeia de café sustentável, com especial ênfase nos desafios da regulamentação europeia.
- Participação dos diferentes actores da cadeia - sector público, sector produtivo, importadores, etc. - dos países andinos, em particular, Colômbia, Equador e Peru, juntamente com o Brasil.
Cronologia
Infografias
Luta contra a desflorestação
Durante o encerramento dos diálogos em Pitalito, Huila (Colômbia), analisámos a forma de combater a desflorestação e a degradação florestal causadas pelos processos de produção. Perguntámos a organizações internacionais e a países produtores como o Brasil, a Colômbia, a Costa Rica, o Equador, as Honduras e o Peru como enfrentar este desafio e cumprir o Regulamento 2023/1115 da União Europeia sobre cadeias de abastecimento livres de desflorestação e degradação florestal (EUDR). Esta infografia resume as respostas.
Notícias
A Colômbia acolhe o evento de encerramento dos "Diálogos sobre o café sustentável".
14 de dezembro de 2023. AL-INVEST Verde organizou em Pitalito, Huila (Colômbia), o evento de encerramento do ciclo "Diálogo e intercâmbio de experiências sobre sustentabilidade na cadeia de valor do café".. Nos dias 13 e 14 de dezembro, foram analisados os sistemas e instrumentos para a rastreabilidade da cadeia de valor do café, os desafios e as oportunidades na região.
Diálogo sobre a diligência devida das empresas no sector do café
25 de julho de 2023. Em 20 de julho, a AL-INVEST Verde organizou a mesa redonda "O café e a diretiva europeia relativa ao dever de diligência das empresas".A reunião contou com a participação de representantes da Comissão Europeia, de países produtores de café, como o Brasil e a Colômbia, e de organizações internacionais que trabalham neste domínio.
Diálogo sobre o regulamento da UE relativo às cadeias sem desflorestação no sector do café
06 de Junho de 2023. A Componente 2 do AL-INVEST Verde organizou a mesa redonda "O café e o regulamento da UE relativo às cadeias sem desflorestação".O evento contou com a presença de representantes da União Europeia e de países como o Brasil, o Equador e o Peru, bem como de outros países latino-americanos produtores de café.
Partilha de experiências sobre sustentabilidade na cadeia de valor do café
18 de Abril de 2023. O Componente 2 da AL-INVEST Verde organizou a mesa redonda "Programas e instrumentos de apoio à sustentabilidade da cadeia de valor do café".A reunião contou com a presença de representantes do Brasil, Colômbia, Peru e Equador, entre outros grandes países produtores de café.
AL-INVEST Verde promove o diálogo sobre café e sustentabilidade na América Latina na exposição internacional SIGEP em Itália
Rimini, Itália, 23 de Janeiro de 2023. A AL-INVEST Verde participou na 44ª Feira Internacional de Gelados Artesanais, Pastelaria, Panificação e Café, SIGEPrealizado em Rimini (Itália) de 21 a 25 de Janeiro. AL-INVEST Verde organizou o diálogo "Café e Sustentabilidade na América Latina: boas práticas, desafios e perspectivas futuras".Convidou os actores relevantes no processo de produção de café a participar.