COMPONENTE 2

Assistência técnica ao sector público

A Componente 2 promove o desenvolvimento de políticas públicas para o cumprimento de normas ambientais e laborais que favoreçam a sustentabilidade das cadeias de produção. Presta assistência técnica nos países da América Latina - MERCOSUL, Comunidade Andina e Chile - para promover uma política comercial e económica sustentável, no âmbito do Regulamento da União Europeia relativo aos produtos isentos de desflorestação e de degradação florestal (EUDR).

Projectos

A componente 2 do AL-INVEST Verde está a funcionar nos países da MERCOSUL (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), no Comunidade Andina (Bolívia, Colômbia, Equador e Peru) e em Chile. Organiza também vários ciclos de diálogo sobre cadeias de valor sustentáveis.

Clique em cada país para saber mais sobre todas as acções ou clique em aqui.

Países

Ciclos de diálogo

Saiba mais AQUI

Saiba mais AQUI

Saiba mais AQUI

Saiba mais AQUI

Saiba mais AQUI

Saiba mais AQUI

Cadeias de valor

Componente 2 do AL-INVEST Verde faz parte da iniciativa Equipa Europeia para Cadeias de Valor sem Desflorestação e apoia os países na implementação do Regulamento europeu relativo aos produtos não sujeitos a desflorestação e a degradação florestal (EUDR), que estabelece requisitos para diligência devida operadores que comercializam ou exportam da União Europeia (UE) as seguintes matérias-primas: óleo de palma, gado, madeira, madeira, café, cacau, borracha e soja. Ver mapa em inglês aqui.  

CONTRIBUIÇÃO PARA OS OBJECTIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

DADOS-CHAVE

meses
25
milhões de euros
1

Programa a pedido

Orientado para os resultados

Mobilização de peritos públicos internacionais (UE e LA)

ACTIVIDADES
Assistência pública, visitas de estudo, grupos de trabalho, workshops, cursos, seminários, consultorias, etc.

Diálogo com múltiplos intervenientes

Integração do género

SECTORES
Cadeias de valores agro-alimentares, rastreabilidade e protecção dos recursos naturais

QUADRO DE TRABALHO
Compromissos internacionais e da UE (Acordos de Comércio Livre, New Deal Verde...)

implementação do CONSORTIUM

Fundação para a Internalização das Administrações Públicas (FIAP)
Organização Internacional
Ítalo-latino-americano (IILA)

Criado pelo Governo de Espanha em 1997, FIIAPP é uma fundação estatal do sector público, parte do sistema organizações do sector público da Cooperação Espanhola e Europeia. É especializada em promoção e gestão da participação das instituições, As administrações públicas e as suas agências nos programas e projectos de cooperação internacional para a melhoria da exploração de sistemas públicos.

Criado em 1966 como Instituto Ítalo-Latino-Americano pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros Amintore Fanfani, o IILAA Fundação, com sede em Roma, foi concebida como um instrumento para promover e reforçar as relações entre a Itália (Europa) e a América Latina. Desempenha o seu papel nos domínios cultural, socioeconómico, técnico-científico e de cooperação.

Contacte-nos em


*Informação necessária