PARAGUAI

Ação. Desenvolvimento do sector florestal com ênfase na sustentabilidade

Esta ação apoia a transição para a sustentabilidade da cadeia florestal no Paraguai, com o objetivo de aumentar o volume exportado para os países comerciais habituais e expandir-se para novos mercados. Em particular, procura reforçar o comércio com a União Europeia, em conformidade com regulamentos como o Pacto Verde Europeu e o Regulamento sobre cadeias de abastecimento livres de desflorestação e degradação florestal. Para o efeito, colabora com a Rede de Investimento e Exportação (REDIEX) do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), o Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o Instituto Nacional Florestal (INFONA), a Federação Paraguaia de Madeireiros (FEPAMA) e a Associação de Madeireiros de Caaguazú.

Período de execução: fevereiro de 2023 - outubro de 2023.

Resultados esperados

  1. Avaliar o situação atual do sector florestal em relação à adoção e aplicação de práticas sustentáveis.

  2. Incentivar a promoção de princípios e critérios de sustentabilidade a nível produtivo e industrial.

  3. Reforço das capacidades sustentabilidade dos actores envolvidos na cadeia de valor florestal (produtores, indústrias, etc.).

  4. Identificar oportunidades de negócio e acesso ao mercado sustentável.

Cronologia

Notícias

Prosseguem os trabalhos no Paraguai para apoiar a sustentabilidade do sector florestall

Asunción, 02 de Março de 2023. De 13 a 23 de fevereiro, realizou-se no país uma missão técnica para a definição de estratégias sustentáveis no sector florestal. A missão contou com a participação de dois peritos florestais italianos que colaboram com a ETIFOR S.r.l. Benefit Company, uma spin-off da Universidade de Pádua, Itália, especializada em consultoria para soluções sustentáveis e inovadoras no sector florestal.

O diagnóstico do sector florestal realizado pela Componente 2 é apresentado no Paraguai.

Assunção, 05 de maio de 2023. Os peritos da AL-INVEST Verde apresentaram ao Ministério da Indústria e Comércio (MIC) do Paraguai os resultados preliminares do diagnóstico do sector florestal do país. Esta análise faz parte da assistência técnica que a Componente 2 do AL-INVEST Verde presta à Rede de Investimento e Exportação (REDIEX) para apoiar a transição para a sustentabilidade da cadeia florestal no Paraguai.

 

Intercâmbio comercial e de sustentabilidade com a cadeia de valor florestal do Paraguai

Assunção, 19 de julho de 2023. Foram realizadas três sessões de intercâmbio sobre comércio e sustentabilidade com diferentes actores da cadeia de valor florestal. Durante as reuniões, organizadas pela empresa ETIFOR Srl, spin-off da Universidade de Pádua, responsável pela assistência técnica, apresentou os resultados do estudo diagnóstico O estudo foi realizado na sequência de uma missão de inquérito em fevereiro último.

Especialistas do Paraguai e do Uruguai analisam as políticas para o desenvolvimento do sector florestal

Assunção, 20 de julho de 2023. A sede da Rede Paraguaia de Investimento e Exportação (REDIEX), dependente do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), acolheu uma sessão de intercâmbio de experiências entre o Paraguai e o Uruguai sobre políticas para o desenvolvimento do sector florestal. Participaram Carlos Faroppa, Diretor Geral de Florestas do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, e Leonardo Boragno, assessor da Direção Geral de Florestas.

Uruguai e Paraguai visitam experiências de certificação agroflorestal em Espanha


Madrid, 13 de outubro de 2023. Uma delegação de técnicos da Direção-Geral de Florestas do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas (DGF-MGAP) do Uruguai e da Rede de Investimento e Exportação (REDIEX) do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai visitou Espanha de 25 a 29 de setembro para conhecer experiências de certificação agroflorestal.

Documentos de interesse

Fotos