SOBRE O PROGRAMA

AL-INVEST Verde é um programa financiado pela União Europeia (UE) para promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina. O seu objectivo é apoiar a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Para o efeito, está dividido em três componentes trabalhando respectivamente com pequenas empresas latino-americanas, instituições públicas da região e na gestão dos direitos de propriedade intelectual.
 

O programa dispõe de um orçamento de 33 milhões de euros, concedido pela Comissão Europeia para facilitar a implementação de modelos de produção sustentáveis. A duração desta iniciativa será de 48 meses: teve início em Dezembro de 2021 e terminará em Novembro de 2025. 

O programa é implementado através de três componentes:

O Componente 1 é liderado por seca juntamente com um consórcio de instituições da região e tem como principal objectivo a gestão de fundos para a implementação de projectos de parceria inovadores entre organizações da América Latina e da União Europeia.

 

Consórcio executante:

 

seca (líder do consórcio) 

Associação de Exportadores da Guatemala - Asociación Guatemalteca de Exportadores AGEXPORT

Confederação Brasileira das Associações Comerciais e Empresariais CACB

Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz CAINCO

Câmara de Comércio de Lima - CCL 

Confederación Patronal de la República Mexicana (Confederação Patronal da República Mexicana) - COPARMEX Jalisco

EUROCHAMBERS 

Mais informações aqui

A Componente 2 é liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA.

 

O seu principal objectivo é fornecer assistência técnica ao sector público latino-americano para a implementação efectiva de políticas públicas, quadros regulamentares ou sistemas reguladores que favoreçam a promoção de cadeias de valor sustentáveis na agricultura, pecuária e silvicultura. 

 

Consórcio de implementação: 

 

Fundação Internacional e Ibero-Americana de Política e Administração Pública - Fundación Internacional y para Iberoamérica de Administración y Políticas Públicas FIIAPP

Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana - IILA

Mais informações aqui

O principal objectivo da componente 3 é promover a utilização dos Direitos de Propriedade Intelectual (DPI) como um motor crucial da competitividade e inovação para proteger a geração de valor pelas PMEs.

 

Esta componente está a ser implementada pelo Gabinete da Propriedade Intelectual da União Europeia - o Gabinete da Propriedade Intelectual da União Europeia (EPO). EUIPO

 

Mais informações aqui