CHAMADAS
NOVOS PROJECTOS
O programa AL-INVEST Verde anuncia a execução de projectos de parceria da Convocatória 2 em benefício do sector privado
A Componente 1 do Programa anuncia o início da execução dos seus projectos de parceria na sequência do segundo convite à apresentação de propostas. Os projectos centrar-se-ão em duas áreas temáticas: sistemas agrícolas e cadeias de valor sem desflorestação; e transição para modelos de negócio com baixas emissões de carbono, eficientes em termos de recursos e mais circulares.
Foram seleccionadas quarenta e duas iniciativas para cuja execução a União Europeia contribui com mais de 12 milhões de euros. Estes projectos serão executados em países latino-americanos como a Argentina, a Bolívia, o Brasil, o Chile, a Colômbia, a Costa Rica, o Equador, El Salvador, as Honduras, o México, o Paraguai, o Peru, o Uruguai e a Venezuela.
Estes projectos vêm juntar-se aos outros 24 projectos já em execução, na sequência do primeiro convite à apresentação de propostas. Mais pormenores aqui.
No total, o Programa promoverá a execução de 66 projectos que beneficiam as PME da região, com um investimento total de quase 25 milhões de euros.
Mais informações sobre o número total de projectos:
29 projectos destinam-se a otimizar as cadeias de valor sem desflorestação na indústria agroalimentar..
São implementados 37 projectos com vista à transição dos modelos empresariais para a otimização da utilização dos recursos e das emissões de carbono.
170 organizações parceiras para concretizar a execução destes projectos. 621 TTP3T da América Latina e 381 TTP3T da UE.
- Agro: café, cacau, apicultura, alimentação, fruta, silvicultura, pecuária, agroindústria.
- Industrial: vestuário têxtil, construção, química, automóvel.
- Multisectorial: plásticos e embalagens.
- Serviços: gestão de resíduos e utilização de matérias-primas; e turismo sustentável.
PRIMEIRO CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS
O primeiro convite foi lançado em 28 de março de 2022. O convite à apresentação de propostas terminou em 4 de julho. Foi recebido um total de 136 propostas, das quais foram seleccionados 24 projectos.
A execução destes projectos visa melhorar a produtividade e a competitividade através da inovação, da promoção da sustentabilidade e da inclusão das MPME.
SEGUNDA CHAMADA
O segundo convite à apresentação de propostas foi anunciado em 23 de maio de 2023 e decorreu até agosto. Foram recebidas mais de 161 iniciativas, das quais foram selecionados 42 projetos centrados em dois pilares: a promoção de cadeias de valor agrícolas sem desflorestação e a transição para modelos de negócio hipocarbónicos, eficientes em termos de recursos e mais circulares.
A diversidade e o âmbito regional destes projectos permitirão um impacto significativo nas PME e nos pequenos produtores.