ARGENTINA
Incorporação de normas de sustentabilidade para os bioinsumos agrícolas
Esta ação é desenvolvida em colaboração com a Direção Nacional de Bioeconomia da Argentina. O seu objetivo é promover o desenvolvimento regional de bioinsumos agrícolas, tais como biofertilizantes, biopesticidas e bioestimulantes, a fim de aumentar a competitividade e o posicionamento dos bioinsumos argentinos nos mercados internacionais. Para o efeito, será apoiada a capacidade da Direção Nacional de Bioeconomia como centro de referência para a certificação e promoção de bioinsumos, com o objetivo de manter e promover a sua exportação para a União Europeia.
Período de execução: julho de 2023 - novembro de 2023.
Resultados esperados
- Conhecimento do sector dos bioinsumos A Comissão Europeia foi igualmente informada das certificações existentes a nível internacional (em particular na Europa) e da legislação e requisitos para o acesso ao mercado europeu.
- Identificação de critérios técnicos orientado para a incorporação de processos sustentáveis pelos produtores argentinos de bioinsumos agrícolas.
- Formação A equipa técnica da Direção Nacional de Bioeconomia sobre a certificação de processos sustentáveis na produção de bioinsumos para uso agrícola e sobre os requisitos de acesso ao mercado europeu.
- Apoio na produção de estratégias a longo prazo para o crescimento do sector dos bioinsumos.
- Reforçar a diálogo público-privado através de actividades regionais de divulgação e promoção de bioinsumos agrícolas.
- Aumento das interacções e dos intercâmbios entre Empresas argentinas e europeias.
Cronologia
notícias
AL-INVEST Verde promove o desenvolvimento do sector dos biofertilizantes na Argentina
Buenos Aires, 26 de julho de 2023. AL-INVEST Verde, através do Conselho Italiano de Investigação e Análise da Economia Agrícola (CREA), fornecerá assistência técnica à Direção Nacional de Bioeconomia da Argentina reforçar a produção de fertilizantes naturais e de nutrientes para utilização agrícola no país.
Capacitação para o acesso de bioinsumos argentinos ao mercado europeu
Buenos Aires, 21 de novembro de 2023. Representantes de pequenas e médias empresas, câmaras argentinas de bioinsumos, produtores e técnicos da DNB da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGyP) participaram da sessão de treinamento. "Competências, requisitos e modalidades de acesso ao mercado comunitário dos bioinsumos produzidos na Argentina".O projeto foi organizado pelo CREA em Itália.