Capacitação para o acesso de bioinsumos argentinos ao mercado europeu

Buenos Aires, 21 de novembro de 2023. Representantes de pequenas e médias empresas, câmaras argentinas de bioinsumos, produtores e técnicos da Direção Nacional de Bioeconomia (DNB) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGyP) da Argentina assistiram a uma sessão de formação ministrada por especialistas do Conselho de Pesquisa e Análise da Economia Agrícola (CREA) da Itália, no âmbito da ação que AL-INVEST Verde apoia na Argentina para incorporar normas de sustentabilidade dos bioinsumos agrícolas.

O evento contou com a presença de Perla Godoy, coordenadora de Inovação e Biotecnologia do DNBO projeto é apoiado por: Viktoria Lovenberg, Chefe da Secção Económica e Comercial da Delegação da União Europeia na Argentina; Andrea Monaco, Gestora Sénior do Programa AL-INVEST Verde/Componente 2; Alessandra Trinchera, Coordenadora de Assistência Técnica do CREA; e Dylan Warren Raffa, investigador do CREA.

A formação, realizada sob o título "Competências, requisitos e modalidades de acesso ao mercado comunitário dos bioinsumos produzidos na Argentina".O seminário centrou-se, entre outros aspectos, na definição, modo de ação e elegibilidade das matérias-primas e dos processos de produção, bem como na regulamentação europeia aplicável a este sector.

A atividade de formação começou com uma apresentação de Dylan Warren Raffa, que explicou os requisitos que os bioinsumos argentinos devem cumprir para aceder ao mercado europeu. De seguida, Alessandra Trinchera referiu-se à regulamentação europeia para o cumprimento destes requisitos, antes de um exercício prático em que os participantes puderam consolidar os conhecimentos adquiridos na formação.

No total, participaram cerca de 30 pessoas, em representação de pequenas e médias empresas, câmaras de comércio e funcionários do DNB, um centro de referência para a promoção de bioinsumos. A atividade teve lugar nas instalações da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pescas (SAGyP), em Buenos Aires.

Com base no intercâmbio, o CREA formulará um roteiro com uma lista de acções a implementar pela Direção Nacional de Bioeconomia, a fim de reforçar a estratégia de promoção, desenvolvimento regional e exportação de biofertilizantes naturais para uso agrícola.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.

Visita de estudios y capacitación para el acceso de bioinsumos argentinos al mercado europeo