Workshops no Uruguai sobre a certificação de produtos agro-exportáveis provenientes de florestas nativas

Montevideo, 27 de outubro de 2023. A Componente 2 do AL-INVEST Verde organizou, em conjunto com o Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas (MGAP) do Uruguai, o workshop "Certificação de produtos agro-exportáveis provenientes de florestas autóctones" para promover o diálogo sobre a importância da gestão sustentável das florestas autóctones e, consequentemente, a oportunidade de certificar a sustentabilidade dos seus produtos.

Os workshops, apoiados pela Agência Uruguaia de Cooperação Internacional (AUCI), tiveram lugar a 24 e 26 de outubro em Paysandú e Montevideu, respetivamente. Reuniram peritos e representantes de instituições públicas, organizações e produtores.

A inauguração esteve a cargo do diretor da Direção Geral de Florestas (DG) do MGAP, Carlos Faroppa, do diretor de Gestão Florestal, Joaquín Garrido, e do diretor de operações do IDAF, Rodrigo Arthus, que apresentaram a ação que a AL-INVEST Verde e o IDAF estão a realizar com o MGAP para o desenvolvimento de uma proposta de sistema público de certificação para produtos agro-exportáveis produzidos em explorações agrícolas sob gestão sustentável da floresta autóctone.

O objetivo dos seminários era obter os pontos de vista de todas as partes envolvidas na elaboração de uma proposta para um sistema público de certificação, que satisfaça os requisitos do Regulamento europeu relativo às cadeias de abastecimento não associadas à desflorestação e à degradação florestal. Entre outras questões, foram analisados os desafios e oportunidades para a implementação do sistema, identificadas as prioridades para a gestão sustentável das florestas nativas e destacada a perspetiva de género, incluindo a visão, interesses e possíveis impactos nas mulheres que interagem com as florestas e sectores produtivos adjacentes.

Os resultados obtidos nestes workshops complementarão a informação e o diagnóstico das principais cadeias de valor produtivas em terras com floresta autóctone realizado no âmbito da ação que a AL-INVEST Verde e o IDAF realizam em conjunto com o MGAP.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.

Taller "Certificación de productos agroexportables de bosques nativos" en Uruguay