EQUADOR

Formação de formadores em rastreabilidade e boas práticas agrícolas e comerciais para a cadeia de valor do cacau.

Através desta ação, durante a primeira fase, foi prestada assistência técnica ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG) e à Agência de Regulação e Controlo Fitossanitário e Zoossanitário do Equador - Agrocalidad - para facilitar a adaptação da cadeia de valor do cacau aos requisitos do Regulamento EUDR sobre produtos livres de desflorestação e degradação florestal (EUDR). O AL-INVEST Verde ministrou um curso de formação para melhorar as capacidades do sector para cumprir os requisitos do EUDR, em colaboração com a União Europeia no Equador e o programa SAFE da cooperação alemã-GIZ. Durante a segunda fase, a Agrocalidad foi apoiada na adaptação da cadeia de valor do cacau nas províncias equatorianas de Guayas, Manabí, Esmeraldas, Los Ríos, Santo Domingo e Orellana ao EUDR.

Período de execução:

  1. Fase I: novembro de 2023 - setembro de 2024.
  2. Fase II: maio de 2025 - agosto de 2026.

Resultados

FASE I

  1. Formação de mais de 100 representantes dos sectores público, privado e académico ligados à cadeia de valor do cacau. em cinco províncias do Equador.

  2. Reforço das capacidades em matéria de rastreabilidade e de boas práticas agrícolasO novo Regulamento da UE relativo à não desflorestação (EUDR).

  3. Sistematização dos resultados de cada um dos cursos ministrados.

  4. Formação em linha e visitas no terreno para explorar técnicas de geolocalização. que contribuem para o cumprimento do processo de diligência devida e para uma produção legal e sem desflorestação.

FASE II 

  1. Formação para mais de 60 representantes dos sectores público, privado, académico e da cooperação. das principais províncias produtoras de cacau: Guayas, Manabí, Esmeraldas, Los Ríos, Santo Domingo e Orellana..

  2. Estes formadores darão formação a cerca de 1.800 executantes sobre a utilização do Sistema GUIA e da EUDR, que realizarão workshops nas províncias acima mencionadas para os produtores. Espera-se que cerca de 30.000 se registem e introduzam os seus dados no Sistema GUIA. 

  3. Facilitar os processos de adaptação aos requisitos da EUDR na cadeia de valor do cacau.

Notícias

Os principais actores da cadeia de valor do cacau no Equador recebem formação sobre rastreabilidade e EUDR

 

Quase uma centena de representantes do sector público, do sector privado, do meio académico e do domínio da cooperação no Equador concluíram o curso de "Formação de formadores em rastreabilidade e boas práticas agrícolas e comerciais para a cadeia de valor do cacau".

Lançamento oficial da segunda fase do projeto "Formador de Formadores

 

A segunda fase do projeto "Formador de Formadores" contribuirá para o processo de adaptação da cadeia de valor do cacau nas províncias de Guayas, Manabí, Esmeraldas, Los Ríos, Santo Domingo e Orellana aos requisitos do Regulamento (UE) 2023/1115 sobre produtos sem desflorestação.  

O "Formador de Formadores II" dá formação a mais de 100 pessoas no Equador para adaptar a cadeia do cacau à EUDR


Nos dias 4 e 5 de setembro, realizou-se o workshop prático da segunda fase do projeto "Formador de Formadores". Este ateliê permitiu reforçar os conhecimentos sobre os regulamentos EUDR e a utilização de diferentes ferramentas de apoio e de consulta, o sistema GUIA Agrocalidad, bem como as aplicações QField e KoboCollect.

VÍDEOS

Fotos

Formación de formadores en Trazabilidad y Buenas Prácticas Agrícolas y Comerciales, para la cadena de valor del cacao. Ecuador