COMPONENTE 3

Direitos de propriedade intelectual

Componente do Programa 3, AL-INVEST DPI verdeprocura alcançar uma maior utilização e eficácia dos Direitos de Propriedade Intelectual (DPI) na América Latina, particularmente nos países do MERCOSUL. O seu objectivo é expandir e melhorar a utilização dos DPI para aumentar as oportunidades de cooperação na investigação e estimular a competitividade e a inovação sustentável.

AL-INVEST Verde dpi

A propriedade intelectual (PI) é um incentivo essencial à criatividade e inovação. Isto inclui a inovação verde, o que a torna central para promover a biodiversidade, a política alimentar sustentável, a economia circular e a luta contra a poluição. A PI tem, portanto, um papel fundamental a desempenhar na promoção dos objectivos do Acordo Verde Europeu (EGD). Além disso, os sistemas de PI que funcionam bem - que fornecem o enquadramento para transacções em torno de desenvolvimentos criativos e tecnológicos - são essenciais para a criação de parcerias industriais, que são fundamentais para alcançar objectivos estratégicos como os incluídos no EGD.

A Componente 3, com um orçamento de 2,8 milhões de euros, terá uma duração de três anos, durante os quais uma equipa de sete pessoas localizadas em Montevideu, Uruguai e Alicante (Espanha) trabalhará em três áreas principais:

1.

  1. Construção de Instituições Eficazes e acessíveis de ECDreforço da capacidade das instituições nacionais e regionais de propriedade intelectual, em particular as dos países do MERCOSUL, para melhorar os sistemas de protecção e aplicação dos direitos de propriedade intelectual.

2.

Contribuição para uma Sector Produtivo Inovador, Sustentável e Competente em matéria de DPImelhorar as capacidades do sector produtivo, em particular das PME, dos sectores científico-académico, tecnológico e agrícola na gestão dos DPIs para obter valor da inovação.

3.

Criar redes de DPI e impulsionar a internacionalização. O objectivo é desenvolver redes interinstitucionais e transnacionais de actores para facilitar a adopção das melhores práticas em propriedade intelectual para promover a inovação e a criação artística. Assim como o alinhamento das leis de propriedade intelectual com as normas internacionais.

Esta iniciativa está a ser implementada pela Gabinete da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), uma agência descentralizada da UE especializada em propriedade intelectual.

O EUIPO trabalha tanto a nível da UE como a nível internacional para tornar as instituições e organizações de PI mais acessíveis e eficientes. Para o efeito, conta com a colaboração privilegiada da Comissão Europeia no que diz respeito à Projectos de cooperação IP em várias regiõestrabalhando para melhorar os sistemas IP e desenvolver redes de colaboração em todo o mundo.

AL-INVEST Verde IPR foi concebido para ser coerente com a política comercial da UE, centrando-se em manter a PI em linha com uma política comercial aberta e sustentável, para contribuir para a recuperação económica através do apoio às transformações verdes e digitais.