REGIÃO ANDINA

Proposta regional para reforçar os sistemas de controlo ou garantia da segurança dos alimentos.

Através desta ação, será realizada uma análise dos sistemas de controlo ou garantia da segurança alimentar nos Serviços Oficiais de Sanidade Agropecuária e nos laboratórios de referência dos países membros da Comunidade Andina: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Na sequência desta análise, será apresentada uma proposta regional de reforço destes sistemas, com o objetivo de promover as exportações de produtos agrícolas para a União Europeia. A Secretaria Geral da Comunidade Andina (SGCAN), o Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Segurança Alimentar da Bolívia (SENASAG), o Instituto Colombiano Agropecuário (ICA), Agrocalidad (Equador) e o Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária do Peru (SENASA) estão a cooperar. 

Período de execução: janeiro de 2024 - setembro de 2024.

Resultados esperados

  1. Identificação e definição de prioridades dos principais produtos agrícolas exportados para a União Europeia e dos requisitos e regulamentos de segurança alimentar aplicados à sua exportação.

  2. Análise das necessidades do sistema de controlo ou garantia de segurança alimentar dos Serviços Oficiais de Sanidade Agropecuária dos países membros da Comunidade Andina no que respeita aos produtos agrícolas de exportação prioritariamente destinados à UE.   

  3. Avaliação das capacidades dos laboratórios de referência dos países membros da Comunidade Andina para os produtos agrícolas de exportação prioritários destinados à UE.

  4. Identificação das necessidades formação específica e uma proposta de intercâmbio de experiências internacionais.

  5. Proposta de perfil do projeto articulação regional e reforço das capacidades de segurança alimentar para facilitar a exportação de produtos agrícolas para a UE. 

Cronologia

NOTÍCIAS

Apoio aos países da Comunidade Andina para a exportação de produtos agrícolas para a UE

Lima, 26 de janeiro de 2024. Nos dias 25 e 26 de janeiro, na sede do Secretariado Geral da Comunidade Andina (SGCAN), em Lima (Peru), teve lugar a apresentação da ação que o SGCAN e o AL-INVEST Verde levarão a cabo conjuntamente para promover as exportações de produtos agrícolas para a União Europeia.

FOTOS

Taller: "Análisis y propuesta regional de fortalecimiento de los sistemas de control o aseguramiento de la inocuidad alimentaria en los países de la Comunidad Andina para favorecer las exportaciones de productos agrícolas a la Unión Europea"
Fortalecimiento de los sistemas de control en la Región Andina