PARAGUAI
Apoiar o desenvolvimento de uma estratégia nacional de rastreabilidade e certificação do couro
Através desta ação, a UE colabora com a Rede de Investimento e Exportações (REDIEX), um organismo dependente do Ministério da Indústria e Comércio (MIC) do Paraguai, para definir estratégias sustentáveis no sector do couro paraguaio. Atualmente, a União Europeia (UE) é o terceiro parceiro comercial mais importante do Paraguai, com 6 % do comércio total do país. Entre os produtos derivados da produção agrícola mais importados pela UE, os couros e peles e o couro têm sido historicamente muito relevantes, embora as actuais regras do comércio internacional exijam a sustentabilidade da produção, pelo que é necessário ter uma estratégia que rastreie o produto ao longo da cadeia de produção.
Período de execução: dezembro de 2022 - junho de 2023.
Resultados esperados
- Diagnóstico sobre a estrutura da cadeia de valor da carne e do couro do Paraguai, e análise estudo comparativo entre o Sistema de Rastreabilidade do Paraguai (SITRAP) e o Sistema de Identificação Animal do Paraguai (SIAP).
- Programa de intercâmbio de experiências sobre rastreabilidade e certificação para os mercados internacionais, entre técnicos da REDIEX e peritos internacionais e/ou regionais.
- Conceção de um projeto-piloto de rastreabilidade e certificação de carne e couro paraguaios.
- Socialização do projeto através de seminários com os actores da cadeia de produção do couro no Paraguai.
- Socialização do projeto através de seminários internacionais com parceiros comerciais Paraguai.
cronologia
Notícias
AL-INVEST Verde colabora com a REDIEX no Paraguai para apoiar a rastreabilidade do processo de produção do couro e a sua certificação.
Assunção, 19 de Dezembro de 2022. O Componente 2 e a Rede Paraguaia de Investimento e Exportação (REDIEX) iniciam uma ação conjunta para promover o desenvolvimento de uma estratégia nacional para estabelecer a rastreabilidade do processo de produção de couro.
Apresentação à Argentina e ao Paraguai do sistema de rastreabilidade Selo Verde, implementado no estado brasileiro do Pará.
Madrid, 23 de Janeiro de 2023. Através da Componente 2, AL-INVEST Verde organizou a apresentação à Argentina e ao Paraguai da plataforma Selo Verde, um sistema de rastreabilidade público e gratuito implementado no estado do Pará, Brasil.
Participação na feira Lineapelle em Milão sobre a rastreabilidade no sector do couro no Paraguai.
Milão, 02 de março de 2023. Em 22 de fevereiro, na exposição internacional de couro e acessórios Lineapelle 2023, em Milão (Itália), Lorenzo Nalin, gestor do programa AL-INVEST Verde, apresentou as actividades actuais do programa neste domínio no Paraguai.
Seminário de alto nível para promover o diálogo sobre a sustentabilidade do couro e o comércio internacional
Assunção, 15 de junho de 2023. A REDIEX, com o apoio da União Europeia, organizou um seminário de alto nível para promover o diálogo sobre a importância da sustentabilidade na cadeia de valor da carne e do couro como instrumento de apoio ao comércio internacional.
Diagnóstico da cadeia de valor da carne e do couro no Paraguai
Assunção, 05 de outubro de 2023. A AL-INVEST Verde analisou a estrutura da cadeia de valor da carne e do couro do Paraguai e os sistemas de rastreabilidade implementados no país. Os resultados estão reunidos no relatório "A rastreabilidade ambiental como ferramenta para a competitividade da carne e do couro paraguaios".
AL-INVEST Verde, presente na feira Lineapelle em Milão
Milão, 06 de outubro de 2023. No âmbito do Salão Internacional do Couro, Acessórios, Componentes e Artigos de Couro, Lineapelle, realizado de 19 a 21 de setembro em Milão (Itália), a AL-INVEST Verde apresentou os resultados do relatório "A rastreabilidade ambiental como ferramenta para a competitividade da carne e do couro paraguaios"..