SOBRE O PROGRAMA

O AL-INVEST Verde é um programa financiado pela Comissão Europeia para promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina. O seu objectivo é apoiar a transição para uma economia com baixo teor de carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular, a fim de facilitar a implementação de modelos de produção sustentáveis.
 
CO projeto tem um orçamento de 37,7 milhões de euros e uma duração de 60 meses: começou em outubro de 2021 e terminará em setembro de 2026. 
 
No seu desenvolvimento, o programa divide-se em três componentes trabalhar, respectivamente, com as pequenas empresas latino-americanas, as instituições públicas da região e a gestão dos direitos de propriedade intelectual.
COMPONENTE 1: Inovação e transição ecológica das PME 

A componente 1 é implementada sob a direção de seca junto a um Consórcio de implementaçãoA Comissão Europeia, composta por várias organizações da região. O seu principal objetivo é a gestão de fundos para a implementação de projectos de parceria inovadores entre organizações da América Latina e da União Europeia.

cultivocacao
Componente 2: assistência técnica ao sector público

A componente 2 é implementada pela Fundación Internacional y para Iberoamérica de Administración y Políticas Públicas (FIIAPP), em consórcio com a Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (IILA). O seu objetivo é prestar assistência técnica ao sector público latino-americano para promover cadeias de valor sustentáveis.

Componente 3: utilização da propriedade intelectual para o desenvolvimento sustentável

A componente 3 é executada pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO). O seu principal objetivo é promover a utilização dos direitos de propriedade intelectual (DPI) como um motor crucial da competitividade e da inovação para proteger a criação de valor pelas pequenas e médias empresas (PME).