AMÉRICA LATINA

Diálogos sobre café sustentável

No âmbito desta ação, o AL-INVEST Verde/Componente 2 participou na 44ª Feira Internacional de Gelados Artesanais, Pastelaria, Panificação e Café, SIGEP, e organizou três mesas redondas e um evento de encerramento na Colômbia, no âmbito da ciclo "Diálogo e troca de experiências sobre sustentabilidade na cadeia de valor do café".. Participaram representantes da União Europeia e de países como o Brasil, a Colômbia, o Equador e o Peru, bem como de outros países latino-americanos produtores de café e de organizações internacionais.

Período de execução: janeiro de 2023 - dezembro de 2023.

Resultados

  1. Progressos na diálogo entre os países latino-americanos produtores de café.

  2. Promoção de diálogo entre as partes europeias e latino-americanas as partes interessadas na construção de uma cadeia de valor sustentável, inclusiva e sem desflorestação, centrando-se nas ferramentas e práticas necessárias para enfrentar este desafio.

  3. Ciclo de três mesas redondas virtuais e um evento de encerramento presencial sobre as principais iniciativas do sector público para promover uma cadeia de café sustentável, com especial ênfase nos desafios da regulamentação europeia.

  4. Participação dos diferentes actores da cadeia - sector público, sector produtivo, importadores, etc. - dos países andinos, em particular, Colômbia, Equador e Peru, juntamente com o Brasil.

Cronologia

Notícias

A Colômbia acolhe o evento de encerramento dos "Diálogos sobre o café sustentável".

 

14 de dezembro de 2023. AL-INVEST Verde organizou em Pitalito, Huila (Colômbia), o evento de encerramento do ciclo "Diálogo e intercâmbio de experiências sobre sustentabilidade na cadeia de valor do café".. Nos dias 13 e 14 de dezembro, foram analisados os sistemas e instrumentos para a rastreabilidade da cadeia de valor do café, os desafios e as oportunidades na região.

Diálogo sobre a diligência devida das empresas no sector do café

 

25 de julho de 2023. Em 20 de julho, a AL-INVEST Verde organizou a mesa redonda "O café e a diretiva europeia relativa ao dever de diligência das empresas".A reunião contou com a participação de representantes da Comissão Europeia, de países produtores de café, como o Brasil e a Colômbia, e de organizações internacionais que trabalham neste domínio.

Diálogo sobre o regulamento da UE relativo às cadeias sem desflorestação no sector do café
 

06 de Junho de 2023. A Componente 2 do AL-INVEST Verde organizou a mesa redonda "O café e o regulamento da UE relativo às cadeias sem desflorestação".O evento contou com a presença de representantes da União Europeia e de países como o Brasil, o Equador e o Peru, bem como de outros países latino-americanos produtores de café.

Partilha de experiências sobre sustentabilidade na cadeia de valor do café
 

18 de Abril de 2023. O Componente 2 da AL-INVEST Verde organizou a mesa redonda "Programas e instrumentos de apoio à sustentabilidade da cadeia de valor do café".A reunião contou com a presença de representantes do Brasil, Colômbia, Peru e Equador, entre outros grandes países produtores de café.

AL-INVEST Verde promove o diálogo sobre café e sustentabilidade na América Latina na exposição internacional SIGEP em Itália


Rimini, Itália, 23 de Janeiro de 2023.
A AL-INVEST Verde participou na 44ª Feira Internacional de Gelados Artesanais, Pastelaria, Panificação e Café, SIGEPrealizado em Rimini (Itália) de 21 a 25 de Janeiro. AL-INVEST Verde organizou o diálogo "Café e Sustentabilidade na América Latina: boas práticas, desafios e perspectivas futuras".Convidou os actores relevantes no processo de produção de café a participar.

Documentos de interesse

Vídeos

Mulheres na cadeia de valor do café

Evento de encerramento "Diálogo e troca de experiências sobre sustentabilidade na cadeia de valor do café".

Ciclo de diálogos virtuais

Fotos

Diálogos sobre café sostenible, Colombia