AL-INVEST Verde promove o diálogo sobre café e sustentabilidade na América Latina na exposição internacional SIGEP em Itália

Rimini, Itália, 23 de Janeiro de 2023. O programa AL-INVEST Verde AL-INVEST, através do Componente 2participou na 44ª Feira Internacional de Gelados Artesanais, Pastelaria, Padaria, Padaria e Café, SIGEPrealizado em Rimini (Itália) de 21 a 25 de Janeiro. AL-INVEST Verde organizou o diálogo "Café e Sustentabilidade na América Latina: boas práticas, desafios e perspectivas futuras".Convidou os actores relevantes no processo de produção de café a participar.

O principal objectivo do diálogo era discutir formas de para conseguir um café que respeite o ambiente e as pessoas. O evento, organizado a 21 de Janeiro, reuniu representantes do sector público, do sector privado e do terceiro sector, tanto da União Europeia como de diferentes países da América Latina.

"As cadeias de produção, como o café, são globais. Daí a importância de assegurar a rastreabilidade ao longo de todo o processo de produção para garantir uma maior sustentabilidade. e conformidade com as normas internacionais necessárias. Eventos como o SIGEP são uma plataforma importante para reunir todos os elos desta cadeia e para defender os desafios que precisam de ser enfrentados", disse ele. Andrea MónacoGestor de Programa Sénior da AL-INVEST Verde.

O painel incluiu Gerardo Patacconi, Chefe de Operações da Organização Internacional do Café (OIC), e representantes da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais (Brasil), da Federação Nacional do Café da Colômbia, da Associação de Produtores Ecológicos de Alta Altitude de Palanda (APECAP) e do Neumann Kaffee Gruppe (NKG).

O evento contou também com a presença do Gestor de Acção da Componente 3 do AL-INVEST Verde, Mariano Riccheri. Na sua apresentação, Riccheri referiu-se ao papel do propriedade intelectual para a inovação agrícola sustentável. Salientou que as indicações geográficas, que ligam origem, reputação e qualidade de produtos como o café, podem ser um veículo importante para a implementação de produções locais sustentáveis que ganham reconhecimento entre os consumidores.

Todos os participantes contribuíram para o debate, fornecendo ideias, comentários e recomendações políticas para transformar os desafios da sustentabilidade em oportunidades de negócio.

Desafios para a sustentabilidade do café

Hoje em dia, o café é uma das mercadorias mais comercializadas e consumidas no mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 2020, cinco dos dez principais países produtores de café estavam na América Latina. A sua produção desempenha um papel crucial no desenvolvimento sócio-económico e ambiental da região.

No entanto, os desafios para a sustentabilidade do café são enormes: à medida que a procura aumenta, o mesmo acontece com os custos de produção do café. ameaças à sustentabilidade ambiental e social. O quadro regulamentar também está a mudar para integrar as experiências de sustentabilidade existentes e acrescentar valor a este importante sector da economia que também enfrenta um aumento dos preços.

Através deste evento, que pretende ser o primeiro de uma série de eventos que terão lugar ao longo de 2023, AL-INVEST Componente Verde 2 promove o diálogo entre actores europeus e latino-americanos para analisar a importância de construção de uma cadeia de valor de café sustentável e sem desflorestaçãoO relatório concentra-se nas ferramentas e boas práticas necessárias para responder a este desafio.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores. 

Mais informações: www.alinvest-verde.eu

Diálogo sobre café y sostenibilidad en la feria SIGEP 2023