URUGUAI

Ação. Certificação de produtos agro-exportáveis de florestas nativas.

Esta ação é desenvolvida em colaboração com a Direção-Geral de Florestas (DGF) do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas (MGAP) do Uruguai. O seu objetivo é apoiar as autoridades públicas na certificação de produtos agro-exportáveis produzidos sob gestão sustentável de florestas nativas. Para isso, será apresentada uma proposta para o desenvolvimento de um sistema nacional de certificação pública que agregue valor às cadeias, conserve e revalorize a floresta nativa.

Período de execução: abril de 2023 - maio de 2024.

Resultados esperados

  1. Elaboração de diagnóstico Incluindo: linha de base da zona costeira do Uruguai; caraterização das cadeias de valor produtivas e dos actores que podem aderir a um sistema de certificação; em cada um dos elos das cadeias de valor dos sectores produtivos identificados, análise na América Latina e na União Europeia (UE) dos sistemas de incentivos de interesse para esta ação, estudo do quadro regulamentar do Uruguai para identificar os sistemas de incentivos económicos e financeiros para estes sectores, proposta de sistemas de incentivos; proposta preliminar para o funcionamento de um sistema de verificação da gestão das florestas autóctones.

  2. Relatório sobre experiências internacionais de interesse para a proposta de esquema de certificação: mapeamento das experiências de certificação florestal na América Latina e na UE que poderiam ser de interesse para a proposta uruguaia e priorização de quatro experiências.

  3. Workshops com múltiplos intervenientes. Será desenvolvida uma metodologia e uma agenda de trabalho de vários workshops, juntamente com um documento com as lições aprendidas e as conclusões de cada workshop.

  4. Proposta de um sistema de verificação da gestão das florestas autóctones. A proposta incluirá: indicadores, critérios, avaliação económica e de viabilidade dos incentivos, roteiro, identificação de uma experiência-piloto e manual do sistema.

Cronologia

Notícias

Apoio ao Uruguai para promover a certificação sustentável das florestas autóctones

Montevideo, 18 de maio de 2023. O AL-INVEST Componente Verde 2 começou a prestar assistência técnica aos Direção-Geral das Florestas (DGF) do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas do Uruguai promover um sistema público de certificação para garantir a gestão sustentável das florestas autóctones. Desta forma, espera contribuir para a preservação das florestas e impulsionar o desenvolvimento económico territorial.

Uruguai e Paraguai visitam experiências de certificação agroflorestal em Espanha


Madrid, 13 de outubro de 2023. Uma delegação de técnicos da Direção-Geral de Florestas do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas (DGF-MGAP) do Uruguai e da Rede de Investimento e Exportação (REDIEX) do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai visitou Espanha de 25 a 29 de setembro para conhecer experiências de certificação agroflorestal.

Workshops no Uruguai sobre a certificação de produtos agro-exportáveis provenientes de florestas nativas


Montevideo, 27 de outubro de 2023. A Componente 2 do AL-INVEST Verde organizou, em conjunto com o Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas (MGAP) do Uruguai, o workshop "Certificação de produtos agro-exportáveis provenientes de florestas autóctones" para promover o diálogo sobre a importância da gestão sustentável das florestas autóctones e, consequentemente, a oportunidade de certificar a sustentabilidade dos seus produtos.

Documentos de interesse

Vídeos

Fotos