Apoio ao Uruguai para promover a certificação sustentável das florestas autóctones

Montevideo, 18 de maio de 2023. O AL-INVEST Componente Verde 2 começou a prestar assistência técnica aos Direção-Geral das Florestas (DGF) do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas do Uruguai promover um sistema público de certificação para garantir a gestão sustentável das florestas autóctones. Desta forma, espera contribuir para a preservação das florestas e impulsionar o desenvolvimento económico territorial.

Atualmente, as florestas nativas do Uruguai abrigam uma alta porcentagem de flora e fauna, além de fornecerem produtos madeireiros e não madeireiros. No entanto, enfrentam factores de degradação causados pela expansão agrícola e pela proliferação de espécies exóticas invasoras.

A assistência técnica prestada pelo AL-INVEST Verde através de IDAF (Centro de Investigaciones Aplicadas al Desarrollo Agroflorestal), tem como objetivo apoiar o conservação da biodiversidade y garantir processos de extração de recursos sustentáveis e responsáveis. Para o efeito, colaboraremos com a DGF, responsável pela conservação da floresta autóctone no Uruguai.

Diagnóstico e estudo

No âmbito da assistência técnica, foi realizado um diagnóstico da zona costeira do Uruguai e o caraterização dos actores territoriais e das cadeias de valor produtivas agro-exportações. Para além disso, serão estudados os seguintes aspectos experiências de certificação e sistemas de incentivos na América Latina e na União Europeia e será organizado seminários com vários intervenientes partilhar boas práticas e trocar ideias nos territórios.

As informações obtidas nas acções anteriores serão utilizadas para definir um proposta de um sistema de certificação e de incentivo para as cadeias de valor agro-exportadoras identificadas na zona costeira, bem como o roteiro para a sua implementação no país (estrutura, funcionamento e acreditação).

*Foto. Mai Rodriguez, Unsplash.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.

Mais informações: www.alinvest-verde.eu

Partilhar: