SOBRE O

COMPONENTE 1

Inovação e transição verde das PME

O principal objectivo da Componente 1 é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego, apoiando a transição das PMEs da América Latina para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. As acções implementadas no âmbito da Componente 1 procurarão orientar as PMEs da região para adoptarem produtos, processos e serviços mais limpos e mais eficientes, enquanto os países adoptam padrões de consumo mais sustentáveis.

PROJECTOS DE PARCERIA INOVADORES PARA A TRANSIÇÃO VERDE DAS PME

Através da Componente 1, o programa AL-INVEST Green gere fundos para o financiamento de projectos de economia verde decorrentes da parceria entre organizações latino-americanas e a União Europeia (UE). Estes projectos inovadores visam promover o desenvolvimento de pequenas e médias empresas na região, expandindo as suas possibilidades de comercialização ao abrigo das novas normas e regulamentos da UE.

METODOLOGIA DE ACESSO AO FINANCIAMENTO

Os fundos são concedidos através de convites à apresentação de propostas, durante os quais as instituições interessadas podem apresentar os seus projectos inovadores. Após um processo de avaliação, os projectos são seleccionados para fazer parte do programa AL-INVEST Verde AL-INVEST e para aceder ao financiamento.

Para participar no convite à apresentação de propostas, as organizações devem ser entidades jurídicas sem fins lucrativos tais como câmaras de comércio, associações comerciais, industriais ou cooperativas, centros de investigação ou outras organizações centradas na inovação, digitalização ou transição para a economia verde.

El programa se ejecuta en países como Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Ecuador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Paraguay, Perú, Uruguay y Venezuela.

DADOS-CHAVE

48 meses. O programa teve início em Dezembro de 2021 e terminará em Novembro de 2025.

Através de apoio financeiro a projectos de parceria entre organizações da América Latina e da UE, após selecção através de Convites à Apresentação de Propostas.  

O financiamento máximo dos fundos europeus para projectos apresentados é de 300.000 euros, e o mínimo é de 250.000 euros.

Até ao 80% dos custos elegíveis dos projectos de subvenção.

OS NOSSOS PROJECTOS