BRASIL
Implantação da plataforma Selo Verde no Acre
Em conjunto com o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA-AC), e o Centro de Inteligência Territorial (CIT) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está sendo apoiada a implantação da plataforma Selo Verde como sistema público de rastreabilidade de soja, carne bovina e produtos florestais. Localizado na Amazónia brasileira, o estado do Acre tem uma população de aproximadamente 830 mil habitantes e é reconhecido pela sua biodiversidade e pelas suas políticas pioneiras de conservação florestal, como os pagamentos por serviços de proteção dos ecossistemas, entre outros.

Período de execução: janeiro - agosto de 2025.
Resultados esperados
- Desenvolver análise automatizada para controlar o cumprimento do Código Florestal por parte dos proprietários de terras.
- Publicar o estado de conformidade ambiental de todos os imóveis rurais inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Acre.
- Recolher dados públicos para apoiar o regularização ambiental de propriedades não conformes.
- Para fornecer dados públicos para promover a transparência e a rastreabilidade ambiental das cadeias produtivas da soja, das plantações florestais e da pecuária.
- Identificar as principais propriedades e regiões rurais promover pagamentos por serviços ambientais.