Madrid, 13 de outubro de 2023. Uma delegação de técnicos da Direção-Geral de Florestas do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas (DGF-MGAP) do Uruguai e da Rede de Investimento e Exportação (REDIEX) do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai visitou Espanha de 25 a 29 de setembro para conhecer experiências de certificação agroflorestal. A visita inseriu-se no âmbito da assistência técnica prestada pelo Componente 2 O AL-INVEST Verde, liderado pelo FIIAPP em consórcio com o IILA, concede empréstimos a ambas as instituições através de IDAF (Centro de Investigaciones Aplicadas al Desarrollo Agroflorestal).
Espera-se que as iniciativas visitadas contribuam para o desenho de um sistema de certificação de produtos agro-exportadores provenientes de explorações que manejam de forma sustentável as florestas nativas do Uruguai, bem como para o conhecimento do Paraguai sobre as estratégias europeias de certificação de produtos florestais. Para o efeito, foram visitadas cinco experiências de certificação promovidas por entidades paraguaias. esferas pública e privadaonde as delegações tiveram a oportunidade de conhecer as suas abordagens em matéria de certificação.
A missão iniciou-se com várias reuniões com técnicos do Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico de Espanha. Foram realizadas reuniões com a Subdireção Geral de Política Florestal e Combate à Desertificação, com a Subdireção Geral de Biodiversidade Terrestre e Marinha e com a Direção Geral de Planeamento e Gestão Florestal da Xunta de Galicia.
Nas reuniões, foram partilhadas informações sobre instrumentos regulamentares e políticos para a gestão e planeamento florestal, sistemas de certificação florestal ou o Regulamento da União Europeia relativo às cadeias de abastecimento não associadas à desflorestação e à degradação florestalentre outras questões. Foram igualmente realizadas reuniões no Ministério dos Transportes, da Mobilidade e da Agenda Urbana para conhecer, entre outros, os seguintes aspectos CopérnicoO Programa de Observação da Terra da União Europeia.
Experiências europeias
Nos dias seguintes, foram visitadas experiências relevantes envolvendo diferentes actores. No município de BaciaFoi visitado o Monte de Utilidade Pública (MUP) "Los Palancares y Agregados", gerido pela Junta de Comunidades de Castilla-La Mancha. Cuenca alberga a maior área florestal da União Europeia, com mais de 53.000 hectares de florestas geridas. Esta visita permitiu conhecer a forma como um PUM é gerido para a utilização de todos os seus subprodutos e a sua posterior comercialização.
Na zona rural de Sevilhavisitou o Centro de Inovação Rural "El Valenciano", um espaço polivalente criado como laboratório de inovação, incubadora de empresas e comunidades empresariais. As delegações tiveram a oportunidade de conhecer melhor as estratégias para aumentar o potencial de sequestro de carbono da olivicultura, as principais certificações de qualidade utilizadas na Andaluzia e a cadeia de custódia dos produtos agrícolas.
A missão prosseguiu com uma reunião na Universidade de Córdoba conhecer os projectos de investigação realizados no âmbito da utilização da tecnologia na silvicultura, da digitalização e das ferramentas de monitorização florestal.
Nas províncias de Jaén y ToledoAlém disso, foram visitadas duas explorações de olival de sequeiro e um lagar de azeite que participam no projeto europeu. LIFE Olivares Vivos +liderado pela Sociedade Espanhola de Ornitologia (SEO Birdlife) em consórcio com a Diputación de Jaén, a Universidade de Jaén e o Conselho Nacional de Investigação de Espanha (CSIC), entre outros. O projeto visa recuperar a biodiversidade do olival através da manutenção do coberto herbáceo, da introdução de flora autóctone nas zonas improdutivas e do desenvolvimento de diferentes instalações para aumentar a fauna. O azeite virgem extra produzido no âmbito deste projeto é certificado com o selo Olivares Vivos validado pela AENOR e destina-se à exportação.
A conservação dos olivais tradicionais é um dos principais compromissos da política agrícola comum. Com mais de 50 % da superfície total de oliveiras da União Europeia, a Espanha é líder neste domínio. A nível nacional, a província de Jaén é a que possui a maior superfície de olival, com cerca de 600.000 hectares.
A missão terminou no Centro de Formação Agrícola e Florestal de Coca, em Segóviaonde se realizou uma reunião com técnicos da Junta de Castilla y León e PEFC EspanhaPrograma de Aprovação da Certificação Florestal. O encontro, que contou com a presença de Ana Belén Noriega, diretora-geral do PEFC Espanha, analisou a importância dos planos de gestão florestal integrada (PGI), a certificação regional como modelo único e a colaboração público-privada na gestão corresponsável do território.
De seguida, foi organizado um passeio a um MUP, onde técnicos da Junta de Castilla y León explicaram o processo de utilização da resina, da cortiça e da madeira. O dia terminou com uma visita à primeira empresa do sector florestal certificada segundo a norma de qualidade ISO 9000.
A delegação uruguaia era composta por María Emilia Arriaga, chefe do departamento de Avaliação de políticas e novos projectos do Divisão de Avaliação e Informaçãojuntamente com o diretor do Divisão de Gestão FlorestalJoaquín Garrido, e os técnicos desta área, Agustín Bóffano, chefe do Departamento de Regionais do Interior e Divulgação; Eduardo Díaz, chefe do Departamento de Controlo, Planos e Projectos; Laura Izuibejeres, referente de Género, e Andrés González. Em nome do Paraguai, José Ayala, especialista do plataforma de silvicultura e floricultura da REDIEX.
Acções no Uruguai e no Paraguai
Em UruguaiAL-INVEST Verde está a cooperar com a Direção Geral Florestal (DGF) do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas (MGAP) para desenvolver uma proposta de sistema nacional de certificação pública de produtos agro-exportáveis provenientes de explorações que gerem de forma sustentável as florestas autóctones.
Em ParaguaiA AL-INVEST Verde colabora com a Rede de Investimento e Exportação (REDIEX), uma agência do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), para apoiar a transição para a sustentabilidade na cadeia florestal. O objetivo é aumentar o volume de madeira e produtos de madeira exportados para a União Europeia e expandir-se para novos mercados.
Sobre o AL-INVEST Verde
AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.