ARGENTINA

Ação. Incorporação de normas de sustentabilidade para os bioinsumos agrícolas.

Esta ação é desenvolvida em colaboração com a Direção Nacional de Bioeconomia da Argentina. O seu objetivo é promover o desenvolvimento regional de bioinsumos agrícolas, tais como biofertilizantes, biopesticidas e bioestimulantes, a fim de aumentar a competitividade e o posicionamento dos bioinsumos argentinos nos mercados internacionais. Para o efeito, será apoiada a capacidade da Direção Nacional de Bioeconomia como centro de referência para a certificação e promoção de bioinsumos, com o objetivo de manter e promover a sua exportação para a União Europeia.

Período de execução: julho de 2023 - novembro de 2023.

Resultados esperados

  1. Conhecimento do sector dos bioinsumos A Comissão Europeia foi igualmente informada das certificações existentes a nível internacional (em particular na Europa) e da legislação e requisitos para o acesso ao mercado europeu.

  2. Identificação de critérios técnicos orientado para a incorporação de processos sustentáveis pelos produtores argentinos de bioinsumos agrícolas.

  3. Formação A equipa técnica da Direção Nacional de Bioeconomia sobre a certificação de processos sustentáveis na produção de bioinsumos para uso agrícola e sobre os requisitos de acesso ao mercado europeu.

  4. Apoio na produção de estratégias a longo prazo para o crescimento do sector dos bioinsumos.

  5. Reforçar a diálogo público-privado através de actividades regionais de divulgação e promoção de bioinsumos agrícolas.

  6. Aumento das interacções e dos intercâmbios entre Empresas argentinas e europeias.

Cronologia

notícias

AL-INVEST Verde promove o desenvolvimento do sector dos biofertilizantes na Argentina

Buenos Aires, 26 de julho de 2023. AL-INVEST Green, através do Conselho Italiano de Investigação e Análise da Economia Agrícola (CREA), fornecerá assistência técnica à Direção Nacional de Bioeconomia da Argentina reforçar a produção de fertilizantes naturais e de nutrientes para utilização agrícola no país.

Capacitação para o acesso de bioinsumos argentinos ao mercado europeu


Buenos Aires, 21 de novembro de 2023.
Representantes de pequenas e médias empresas, câmaras argentinas de bioinsumos, produtores e técnicos da DNB da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGyP) participaram da sessão de treinamento. "Competências, requisitos e modalidades de acesso ao mercado comunitário dos bioinsumos produzidos na Argentina".O projeto foi organizado pelo CREA em Itália.

Fotos

Visita de estudios y capacitación para el acceso de bioinsumos argentinos al mercado europeo
Asistencia técnica a la Dirección Nacional de Bioeconomía de Argentina