AL-INVEST Verde promove o desenvolvimento do sector dos biofertilizantes na Argentina

Buenos Aires, 26 de julho de 2023. AL-INVEST Green, através do Conselho Italiano de Investigação e Análise da Economia Agrícola (CREA), fornecerá assistência técnica à Direção Nacional de Bioeconomia da Argentina reforçar a produção de fertilizantes naturais e de nutrientes para utilização agrícola no país.

Especificamente, esta ação apoiará a capacidade dos Direção Nacional de Bioeconomia como um centro de referência no país para a certificação e promoção de bio-insumos, o que lhe permitirá manter e promover a sua exportação para a União Europeia.

A ação, levada a cabo pelo AL-INVEST Componente Verde 2foi apresentado em Buenos Aires, juntamente com representantes da Delegação da União Europeia. Estiveram presentes autoridades do Ministério da Economia da Argentina e instituições do sector agrícola e dos fertilizantes do país.

Missão no terreno

A assistência técnica será prestada por Alessandra Trinchera, Maria Antonietta Delicato, Corrado Ciaccia e Dylan Warren Raffa, do CREA de Roma. Estes dois últimos tiveram várias reuniões em Buenos Aires e efectuaram visitas de campo para conhecer em primeira mão a produção de biofertilizantes na Argentina.

Os peritos recolheram informações para orientar as instituições argentinas para a promoção da produção de bioinsumos.em conformidade com as regras e regulamentos da União Europeia, tais como o Estratégia "do prado ao pratoEste facto permitirá a sua exportação para o mercado europeu.

Uma segunda missão de Alessandra Trinchera e Dylan Warren Raffa está prevista para novembro, com o objetivo de estabelecer um roteiro para a promoção e adaptação dos biofertilizantes argentinos à regulamentação europeia acima referida e de dar formação específica aos agentes do sector sobre os requisitos exigidos.

Sobre o AL-INVEST Verde

O AL-INVEST Verde é um programa financiado pela União Europeia (UE). O seu principal objetivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pelo FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa presta assistência ao reforço das políticas públicas e dos diálogos entre as várias partes interessadas sobre agricultura sustentável e cadeias de valor, normas ambientais e laborais, bem como políticas comerciais e económicas sustentáveis e quadros regulamentares.

Asistencia técnica a la Dirección Nacional de Bioeconomía de Argentina