Bruxelas, 22 de maio de 2023 - Em 6 de dezembro, o Conselho e o Parlamento Europeu chegaram a acordo sobre o regulamento relativo às cadeias de abastecimento não associadas à desflorestação e à degradação florestal. Este regulamento estabelece normas obrigatórias de diligência devida para todos os operadores que comercializem ou exportem da União Europeia (UE) as seguintes matérias-primas: óleo de palma, carne de bovino, madeira, café, cacau, borracha e soja.
Prevê-se que este regulamento entre em vigor em Maio ou Junho e que a lista de canais seja regularmente alargada a fim de garantir que, ao longo da cadeia de produção, não contribuíram para a desflorestação ou a degradação florestal.
A União Europeia está disposta a trabalhar em estreita colaboração com os países que considera parceiros para promover a transição para a produção sustentávelA UE está empenhada na gestão responsável das florestas e no desenvolvimento de cadeias de abastecimento transparentes.
Abaixo, pode descarregar a apresentação deste regulamento em espanhol, português e inglês, com os aspectos mais relevantes que serão aplicados a partir da sua entrada em vigor.