AL-INVEST Verde
Componente 2: Assistência técnica ao setor público
A Componente 2 é responsável por promover políticas para a implementação eficaz das normas ambientais e laborais básicas, através de uma política comercial e económica sustentável e de quadros regulamentares, coerentes com os compromissos adoptados e negociados nos Acordos de Comércio e Associação com a UE.

Componente 2: Assistência técnica ao sector público
Espanha através da FIIAPP Fundación Internacional y para Iberoamérica de Administración y Políticas Públicas em consórcio com o IILA, Organización Internacional Ítalo-Latino Americana, foram encarregados de implementar a componente 2 de AL INVEST Verde sob a modalidade de cooperação delegada.


Assistência Técnica
Desenvolvimento sustentável
Estratégia de Intervenção
Objetivo Geral: Promover o crescimento sustentável e a criação de empregos, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular na América Latina.
Objectivo 1: Apoio à formulação e implementação de políticas públicas nacionais, marcos regulatórios e sistemas regulatórios nos países latino-americanos para a promoção de cadeias de valor sustentáveis que respeitem os direitos trabalhistas, de acordo com as exigências dos capítulos de comércio e desenvolvimento sustentável dos acordos comerciais da União Européia com os países latino-americanos
Objetivo 2: Promoção do diálogo político regional para partilhar as melhores práticas em matéria de desenvolvimento económico sustentável.

PILLAR 1
No âmbito deste pilar, as actividades centrar-se-ão no apoio à formulação e implementação de novas políticas e legislação sobre desenvolvimento sustentável, uma vez que o desenvolvimento de um quadro político sólido é o primeiro passo para a implementação e apropriação de práticas sustentáveis.
PILLAR 2
O fortalecimento das instituições responsáveis pelas políticas comerciais sustentáveis nos países parceiros é crucial. As actividades implementadas no âmbito deste pilar procurarão melhorar e construir instituições capazes de implementar, monitorizar e fazer cumprir os regulamentos. Elas também se concentrarão na melhoria dos conhecimentos e capacidades dos ministérios e agências técnicas governamentais para promover o desenvolvimento sustentável.
PILLAR 3:
Este pilar apoia a troca de ideias e a coordenação entre actores locais e nacionais, tais como consumidores, sociedade civil, sindicatos, o sector público e privado. Ao fazê-lo, promoverá a concepção e implementação de políticas públicas e incentivos específicos para que o sector privado aplique práticas sustentáveis.
PILLAR 4:
Este pilar promove o diálogo e o intercâmbio de boas práticas a nível regional. Partilha também as iniciativas semelhantes e bem sucedidas financiadas pela UE ou por outras instituições multilaterais noutras regiões ou no mundo. Por último, promove um diálogo construtivo entre os sectores público e privado.