Partilha de experiências sobre sustentabilidade na cadeia de valor do café

18 de Abril de 2023. O Componente 2 A AL-INVEST Verde organizou a mesa redonda "Programas e instrumentos de apoio à sustentabilidade na cadeia de valor do café", na qual participaram representantes do Brasil, Colômbia, Peru e Equador, entre outros, principais países produtores de café.

A reunião, que foi organizada virtualmente, debateu iniciativas públicas para a sustentabilidade social e ambiental Foram discutidos os principais desafios da cadeia de valor do café, bem como os progressos e desafios relativos aos instrumentos que favorecem a transparência neste domínio.

A mesa redonda foi aberta por Zoltan Agai, representante da União Europeia (UE) na Organização Internacional do Café (OIC) e membro da área de Sistemas Agro-alimentares Sustentáveis e Pescas da Comissão Europeia; Ingrid Jenezova, Administradora Principal e Gestora do Programa AL-INVEST Verde na Comissão Europeia; e Vanúsia Nogueira, Directora Executiva da Organização Internacional do Café (OIC).

Seguiram-se Rogério Fernandes, director do Programa Certifica Minas do Instituto Mineiro de Agropecuária de Minas Gerais, Brasil, e Maria del Pilar Alarcón, coordenadora do Departamento da Comissão de Promoção das Exportações e do Turismo do Peru (PROMPERÚ).

Pela Colômbia, participaram Asmed Orozco, secretário técnico nacional da cadeia do café do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, e Raúl Jaime Hernandez, diretor de Meio Ambiente da Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC). Representando o Equador estavam Juan Merino, coordenador do componente de transição para a produção sustentável do PROAmazon, e Daysy Cardenas, especialista em mitigação das mudanças climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Água e Transição Ecológica.

A mesa redonda foi moderada por Andrea Carlo Monaco, Gestor de Programa Sénior da Componente 2 do AL-INVEST Verde, enquanto a sessão de encerramento foi conduzida por Emilio Calvo, Director da Componente 2.

Aumento da produção de café

O aumento da procura de café a nível mundial coloca desafios em termos de sustentabilidade económica, ambiental e social. No caso da América Latina, só a América do Sul é responsável por 50 % da produção mundial de café, com destaque para o Brasil e a Colômbia, que ocupam o primeiro e o terceiro lugar em termos de produção, respectivamente.

O aumento da produção de café exige uma utilização eficiente dos recursos naturais para reduzir o impacto ambiental e promover a coesão social, de modo a evitar práticas como a exploração laboral ou o trabalho infantil, entre outras.

Estas questões serão analisadas numa série de três mesas redondas iniciadas com esta reunião. A segunda mesa redonda centrar-se-á no regulamento da UE relativo às cadeias sem desflorestação, especificamente na cadeia do café, enquanto a terceira mesa redonda analisará as dimensões ambiental e laboral da cadeia do café e a Directiva relativa à diligência devida pelas empresas. Ambas terão lugar em Junho e Julho, respectivamente.

Sobre o AL-INVEST Verde

O AL-INVEST Verde é um programa financiado pela União Europeia (UE). O seu principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada por FIIAPP em consórcio com IILAO programa presta assistência ao reforço das políticas públicas e dos diálogos entre as várias partes interessadas em matéria de agricultura sustentável e cadeias de valor, normas ambientais e laborais, bem como políticas comerciais e económicas sustentáveis e quadros regulamentares. 

Mais informações: www.alinvest-verde.eu