Diálogo sobre o regulamento da UE relativo às cadeias sem desflorestação no sector do café

06 de Junho de 2023. A Componente 2 do AL-INVEST Verde organizou a mesa redonda "O café e o regulamento da UE relativo às cadeias sem desflorestação".O evento contou com a presença de representantes da União Europeia e de países como o Brasil, o Equador e o Peru, bem como de outros países latino-americanos produtores de café.

O evento foi realizado virtualmente e constituiu a segunda de três mesas redondas planeadas no âmbito do ciclo "Diálogo e troca de experiências sobre sustentabilidade na cadeia de valor do café".. A primeira mesa redonda teve lugar a 18 de Abril, sobre ".Programas e instrumentos de apoio à sustentabilidade da cadeia de valor do café".

Durante a reunião, o Regulamento da União Europeia sobre cadeias de abastecimento sem desflorestação e agrupados melhores práticas internacionais na rastreabilidade para garantir a sustentabilidade do processo de produção do café.

A mesa redonda foi aberta por Emanuele Pitto, representante da Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, que falou sobre o referido regulamento europeu. Explicou que se prevê a sua entrada em vigor no final de 2023, embora seja aplicado progressivamente a grandes e pequenas empresas. A sua aplicação implicará medidas concretas cujo objectivo, disse, será "reduzir a contribuição da União Europeia para a desflorestação e a degradação florestal a nível mundial".

Seguiram-se Bernardino Cangussu, Director da Direcção de Apoio do DETEC/EMATER de Minas Gerais (Brasil); Felipe Nunes, da Universidade Federal de Minas Gerais e do Centro de Inteligência Territorial; Claudio Marconi, perito em rastreabilidade e consultor da UE para o Ministério da Agricultura e Pecuária do Equador; César Santisteban, Director da Direcção de Estatística e Informação Agrária (DEIA) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Peru. Também estava presente Wolfgang Weinmann, coordenador da Força-Tarefa Público-Privada do Café da Organização Internacional do Café (OIC). O moderador foi Andrea Carlo Monaco, Gestor Sénior do Programa da Componente 2 do AL-INVEST Verde.

Sobre o AL-INVEST Verde

O AL-INVEST Verde é um programa financiado pela União Europeia (UE). O seu principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada por FIIAPP em consórcio com IILAO programa presta assistência ao reforço das políticas públicas e dos diálogos entre as várias partes interessadas em matéria de agricultura sustentável e cadeias de valor, normas ambientais e laborais, bem como políticas comerciais e económicas sustentáveis e quadros regulamentares. 

Mais informações: www.alinvest-verde.eu