De 24 a 26 de julho, representantes de Bolívia, Colômbia, Equador e Peru reuniram-se na sede do Secretariado-Geral da Comunidade Andina (SGCAN), em Lima (Peru), para conhecer e analisar os primeiros resultados do ação apoiada pelo AL-INVEST Verde para a exportação de produtos agrícolas para a União Europeia pelo IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura).
O seminário contou com a participação de representantes do SGCAN, SENASA Peru (Serviço Nacional de Sanidade Agrícola), SENASAG Bolívia (Servicio Nacional de Sanidad Agropecuaria e Inocuidad Alimentaria), Agrocalidad do Equador (Agencia de Regulación y Control Fito y Zoosanitario), ACI (Instituto Colombiano de Agricultura), IICA y Delegação da União Europeia no Peru.
Durante o primeiro dia, foram apresentados os resultados dos diagnósticos sobre a situação, as capacidades e as necessidades dos sistemas de segurança alimentar em cada um dos países, nos quais foram efectuadas missões no terreno nos últimos meses.
No segundo dia do workshop, o IICA apresentou a proposta de projeto regional para facilitar o cumprimento dos requisitos para exportar para a União Europeia e foi realizada a validação das atividades propostas, bem como a formulação dos indicadores.
O seminário terminou em 26 de julho, com a presença de representantes do Ministério do Comércio Externo e do Turismo do Peru (Mincetur). Foram explicadas as próximas etapas da ação de apoio aos países da Comunidade Andina na adaptação aos requisitos de exportação de produtos agrícolas para a UE.
Recomendações
Durante as missões nos países membros da Comunidade Andina, os representantes do IICA socializaram a ação com as autoridades competentes, visitaram laboratórios e realizou reuniões com os corporações dos produtos em estudo: quinoa, abacate e gengibreno Peru; quinoa, castanha e amendoimna Bolívia: cacau, banana e pitaiaiásno Equador; e maracujá, gulupa e abacatena Colômbia.
Como resultado destas acções, foram apresentadas, por ocasião do seminário, algumas recomendações relativas aos produtos acima mencionados. Entre outras coisas, as dificuldades de exportação que poderiam ser causadas pela Regulamento relativo à produção biológica e à rotulagem dos produtos biológicos e a falta de métodos acreditados para os resíduos e contaminantes.
Sobre o AL-INVEST Verde
O AL-INVEST Verde é um programa financiado pela União Europeia (UE). O seu principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada por FIIAPP em consórcio com IILAO programa presta assistência ao reforço das políticas públicas e dos diálogos entre as várias partes interessadas em matéria de agricultura sustentável e cadeias de valor, normas ambientais e laborais, bem como políticas comerciais e económicas sustentáveis e quadros regulamentares.