Bogotá, 02 de Dezembro de 2022. De 28 de Novembro a 1 de Dezembro, a Componente 2 de AL-INVEST Verde visitou Bogotá, Colômbia, para explorar possibilidades de colaboração com instituições colombianas no campo da sustentabilidade. Em coordenação com a Delegação da União Europeia (EUD) em Bogotá e o Ministério do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia (MINCIT), organizou várias reuniões com as instituições colombianas no domínio da sustentabilidade. reuniões com representantes de ministérios, sindicatos, organizações empresariais e organizações internacionais.
Juntamente com o MINCIT, foram organizadas três mesas redondas temáticas para discutir acções de combate à desflorestação, sistemas agro-alimentares sustentáveis e diligência devida nas cadeias agro-florestais. As mesas redondas reuniram um grande número de actores do sector público do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, do Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Ministério do Trabalho, bem como entidades dependentes como a ProColombia, Colombia Productiva, o Instituto Colombiano de Agricultura (ICA), o Instituto Nacional de Vigilância de Alimentos e Drogas (Invima) e representantes dos sectores de produção de café, cacau, palma, banana, madeira e frutas tropicais.
Em particular, o possível impacto sectorial da entrada em vigor do regulamento para combater a desflorestação importadacuja proposta foi aprovada pelo Parlamento Europeu em Setembro último. Identificou também a necessidade de avançar nos processos de georreferenciamento e geolocalização de parcelas de produção e as dificuldades enfrentadas pelos diferentes sectores para o conseguir foram apresentadas.
Na análise dos sistemas agro-alimentares sustentáveis, a necessidade de avançar na utilização de embalagens amigas do ambienteA variedade de selos e certificados actualmente existentes e a sua utilidade para garantir o cumprimento das normas sócio-ambientais.
Finalmente, as melhorias implementadas em diferentes sectores no campo sociolaboral foram partilhadas, juntamente com os desafios enfrentados para assegurar condições de trabalho justas e inclusivaspara tratar dos requisitos de diligência devida.
Sustentabilidade e exportação
Durante a visita à Colômbia, AL-INVEST Verde também se reuniu com ProColômbia para preparar o lançamento de uma acção conjunta, actualmente em desenvolvimento. concursoo que permitirá à AL-INVEST Verde prestar assistência técnica para apoio a ProColômbia e MINCIT na transição para a sustentabilidade das exportações agro-industriais colombianas para a União Europeia (UE).
Na mesma linha, com a intenção de promover o cumprimento do Pacto Verde Europeu (EVP) e os intercâmbios comerciais entre a Colômbia e a UE, foi organizado um encontro com a Directora da Indústria da Associação Nacional de Empresários Colombianos (ANDI), Adriana Vargas, para discutir as implicações do EVP para o sector empresarial colombiano.
Outras reuniões proporcionaram a oportunidade de aprender com a MINCIT sobre o estatuto do economia circular na Colômbia ou explorar juntamente com o Instituto Colombiano de Agricultura (ICA) e o Instituto Colombiano de Normas Técnicas e Certificação (INCONTEC) a necessidade de reforçar o sistema nacional de laboratório e inspecção na origem para o controlo dos limites máximos de resíduos em produtos agro-exportadores.
Além disso, foram realizadas reuniões com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) com o objectivo de aprender sobre o trabalho das organizações internacionais no campo da sustentabilidade.
Sobre o AL-INVEST Verde
AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.
Mais informações: www.alinvest-verde.eu