A componente 1 do programa AL-INVEST Verde realizou o seu evento anual em Lima.

Lima, 25 de outubro de 2023 - A Componente 1 do programa AL-INVEST Verde da União Europeia está a progredir no seu objetivo de promover a criação de emprego e a sustentabilidade na região da América Latina. Esta iniciativa da UE apresentou os seus progressos no seu evento anual, intitulado #CONEXIÓNVerde, uma iniciativa que teve lugar no âmbito da 50ª Assembleia Geral da AICO (organização ibero-americana que integra e coordena as Câmaras de Comércio e Indústria, bem como entidades afins).

Através do programa, já foram atribuídos mais de nove milhões de euros à promoção de projectos que beneficiam as PME da região, um valor que aumentará à medida que forem seleccionados novos projectos. O programa - através da implementação da sua componente de apoio ao sector privado (Componente 1) - seleccionou 24 projectos de entre 136 propostas recebidas durante o seu primeiro convite à apresentação de propostas. No Peru, o país anfitrião do evento, estão a ser implementados quatro projectos centrados na transição para modelos de negócio com baixo teor de carbono, eficientes em termos de recursos e mais circulares que beneficiarão 840 PME peruanas.

O programa encerrou recentemente o seu segundo convite à apresentação de propostas, tendo sido recebidas 150 propostas, que serão avaliadas a fim de anunciar os novos projectos a financiar, abrindo assim oportunidades de crescimento para o sector privado na América Latina. 

O evento anual do programa foi organizado pela Câmara de Comércio de Lima, em conjunto com a sequa, e reuniu líderes empresariais - muitos deles responsáveis pelos projectos em execução -, especialistas em regulamentação verde e sustentabilidade, bem como membros da Delegação da União Europeia no Peru, com o objetivo não só de discutir os progressos do AL-INVEST Verde, mas também de procurar oportunidades que permitam o desenvolvimento de iniciativas com impacto no crescimento das PME na região. Ao longo da sua execução, o programa proporcionará formação, assistência técnica e actividades de promoção comercial, trabalho em rede e outras acções que contribuam para a produtividade e a competitividade.

A reunião teve início a 23 de outubro e centrou-se na economia circular e nas cadeias de valor sustentáveis. Especialistas do sector forneceram orientações sobre a forma como as empresas podem adotar políticas e processos eco-eficientes. Incluiu também painéis de discussão e apresentações com especial destaque para as cadeias sem desflorestação, a otimização do plástico e a transição para modelos mais circulares.

Sobre o AL-INVEST Verde

O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 1, o programa gere fundos para a implementação de projectos inovadores de associações de pequenas empresas para promover práticas sustentáveis no sector privado. A Componente 1 é liderada pela sequa, uma organização alemã sem fins lucrativos que opera a nível mundial com o objectivo de promover o sector privado.

Mais informações: www.alinvest-verde.eu