AL-INVEST Green DPI e SEBRAE apoiam Deep Tech Summit 2023

São Paulo, 13 de novembro de 2023.

Componente 3 (AL-INVEST Verde DPI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às PME (SEBRAE), deu o seu apoio à Cimeira Deep Tech 2023 organizada pela CATALISA TIC. O evento centrou-se em acelerar a integração da propriedade intelectual (PI) como motor de investigação e desenvolvimento no domínio das tecnologias profundas, sublinhando a importância das sinergias entre o mundo académico e o mundo empresarial.

O principal festival brasileiro de inovação tecnológica profunda teve lugar em 8-9 de novembro em São Paulo, Brasil. O CATALISA ICT é uma iniciativa do SEBRAE para acelerar e promover negócios inovadores de base tecnológica para impulsionar a geração de riqueza e bem-estar. Atua por meio da criação de empresas de base tecnológica por alunos de mestrado e doutorado, da transferência de tecnologia das universidades para as empresas e da inserção de capital humano qualificado nas PMEs.

Com mais de 90 oradores e uma excelente montra de startupsa Deep Tech Summit 2023 foi um evento fundamental para a investidores, empresários, líderes da indústria, cientistas, investigadores e universidades, para promover ligações, debates e avanços no mercado das tecnologias disruptivas. A Cimeira proporcionou um ambiente ideal para promover a utilização eficaz da PI para uma economia competitiva e sustentável na América Latina, especialmente entre as empresas em fase de arranque.

A contribuição distintiva da AL-INVEST Verde DPI para a Cimeira foi a seguinte introduzir a questão específica da proteção da propriedade intelectual e da comercialização para apoiar a inovação no domínio das tecnologias profundas. Os especialistas internacionais convidados pelo AL-INVEST Verde DPI, Josep M. Piqué, Marcelo Grabois e Karina Haidar Müller, abordaram a importância do uso estratégico da PI para facilitar a valorização dos activos intangíveis e a gestão eficaz dos contratos e da PI com as universidades. Além disso, o líder da ação AL-INVEST Green IPR, Mariano Riccheri, destacou a relevância da colaboração do projeto da UE neste importante domínio no Brasil e na América Latina.

Para mais informações sobre a contribuição do AL-INVEST Verde DPI para a Deep Tech Summit 2023 e a programação, visite o nosso página de actividades o o sítio Web oficial do evento.

 

Sobre o AL-INVEST Verde

O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objetivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através do programa Componente 3AL-INVEST Green DPI, liderado pelo Instituto da Propriedade Intelectual da UE (EUIPO), o programa procura conseguir uma maior utilização e eficácia dos direitos de propriedade intelectual (DPI) na América Latina, em particular nos países do MERCOSUL, para aumentar as oportunidades de cooperação no domínio da investigação e estimular a competitividade e a inovação sustentável.

Mais informações: https://internationalipcooperation.eu/en/alinvest-pi