Mais de 15 milhões de euros para impulsionar projectos de economia verde na América Latina

Bona, 23 de janeiro de 2024 - Mais de 15 milhões de euros serão destinados a impulsionar projectos de economia verde na América Latina através do programa AL-INVEST Verde, uma iniciativa da União Europeia (UE) que promove o crescimento sustentável e a criação de emprego na região, com ênfase nas pequenas e médias empresas (PME).

O programa - através da implementação da sua Componente 1 - seleccionou 42 projectos entre as mais de 160 propostas recebidas durante a Segunda Convocatória de Projectos Inovadores. Os projectos seleccionados beneficiarão PMEs em países como a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Honduras, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Estes projectos centrar-se-ão em dois pilares fundamentais: a promoção de cadeias de valor agrícolas sem desflorestação e a transição para modelos empresariais com baixas emissões de carbono, eficientes em termos de recursos e mais circulares. Estes pilares de trabalho permitirão a transição para uma economia mais ecológica e mais responsável.

"A Componente 1 está muito satisfeita por ter estes novos projectos, para além dos 24 que já estão a ser implementados. A diversidade e o âmbito regional destes projectos permitirão um impacto significativo nas PME e nos pequenos produtores", afirma Irene Haddad, chefe de equipa da Componente 1.

Ao longo da sua execução, o programa proporcionará formação, actividades de partilha de experiências, identificação de boas práticas, actividades de formação, formação na utilização do trabalho em rede e outras acções que contribuam para a produtividade e a competitividade das PME na região.

O programa AL-INVEST Verde é implementado em toda a América Latina. A Componente 1, que se centra na promoção do sector privado, é liderada pela sequa, uma organização de desenvolvimento alemã.

Sobre o AL-INVEST Verde

O AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia cujo principal objetivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 1, o programa gere fundos para a implementação de projectos inovadores de parceria empresarial para impulsionar as práticas do sector privado. A Componente 1 é liderada pela sequa, uma organização alemã sem fins lucrativos que opera com o objetivo de promover o sector privado.

Mais informações: www.alinvest-verde.eu