Apresentado um roteiro para melhorar as exportações agro-industriais da Colômbia para a UE

Bogotá, 15 de março de 2024. Por ocasião do encerramento do projeto "Exportações sustentáveis da Colômbia"Foram apresentados os resultados desta ação, incluindo um roteiro para orientar e estruturar o planeamento e a execução de uma série de acções destinadas a fortalecer o sector agro-exportador colombiano, conjuntamente entre o Governo Nacional e o sector privado. 

Durante o evento, Andrés Castellanos, vice-presidente da ProColombia responsável pelas Exportações, assegurou que "a sustentabilidade é uma questão vital na estratégia da ProColombia para apoiar a internacionalização dos empresários colombianos, e na Política de Reindustrialização do Ministério para a transformação energética em direção ao desenvolvimento produtivo sustentável". "Não só os produtos que têm um impacto positivo no ambiente e nas comunidades Têm uma melhor oportunidade de negócio em mercados como a Europa, mas também obtêm melhores preços de pagamento", afirmou.

Ingrid Jenezova, gestora do programa AL-INVEST Verde, destacou o valor da colaboração com o MINCIT e a ProColombia, bem como a importância da sustentabilidade nas trocas comerciais. "A partir do AL-INVEST Verde, estamos confiantes de que esta ação serviu para reforçar a colaboração entre o governo e as empresas na exportação de produtos sustentáveis e que promoveu a diálogo entre as várias partes interessadas sobre produção e comércio sustentáveistanto a nível nacional como internacional", afirmou.

O roteiro é apresentado como um meio de articular e visualizar a estratégia a seguir para manter ou aumentar as exportações para o mercado europeu em cada um dos sectores agro-industriais colombianos considerados, na sequência da aprovação do Pacto Verde Europeu e de outros requisitos de sustentabilidade deste mercado. Por outro lado, torna-se um instrumento fundamental para preparar o país para os desafios económicos, sociais e ambientais que se colocam atualmente.

Sectores prioritários

O projeto "Colombia Exporta Sostenible" teve início em março de 2023 para identificar os desafios, oportunidades e necessidades de sete sectores agro-industriais colombianos face aos novos requisitos de sustentabilidade para as exportações para a União Europeia. Os sectores analisados foram café, cacau, açúcar de cana, sacha inchi, flores frescas, frutos frescos e óleo de palma.

Com base na análise destes sectores, foram revistos os requisitos empresariais e a regulamentação em matéria de sustentabilidade em países como a Alemanha, os Países Baixos, a Bélgica, a Espanha, a Itália, a Finlândia e a França.

No âmbito do projeto, foram entrevistados 35 agentes da UE (comerciantes, associações de produtores, supermercados, etc.) e 106 agentes colombianos (sectores público e privado, universidades, etc.), foram recebidos 240 inquéritos de empresas colombianas e foram realizadas 25 visitas no terreno em vários departamentos.

Como resultado destas análises, será lançado um curso de formação virtual sobre regulamentos, métodos de financiamento e recomendações, entre outras questões, para facilitar a sustentabilidade das exportações para a União Europeia. Este curso está estruturado em dois módulos. O módulo 1 fornece informações gerais sobre os regulamentos de sustentabilidade da UE, incluindo o Pacto Verde Europeu e as tendências privadas neste mercado. O módulo 2 inclui informação sobre os requisitos específicos de sustentabilidade de cada sector analisado, bem como recomendações práticas para a adaptação aos novos requisitos do mercado europeu.

Para além do curso, as empresas poderão aceder a guias práticos com informações sobre entidades públicas e privadas colombianas que podem apoiar o processo de adaptação a estes novos requisitos.

A apresentação dos resultados contou com a presença de representantes do governo, da União Europeia, da cooperação internacional, dos sindicatos e de outros intervenientes do sector privado.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.