A América Latina e as Caraíbas avançam para uma economia circular

A América Latina e as Caraíbas têm uma elevada diversidade e abundância de recursos que, ao longo dos anos, tem sido sustentada por um modelo linear dependente da extracção, que era o início da cadeia de produção. Num contexto global em que a procura de materiais está a aumentar e, com ela, os impactos ambientais, é importante que a nossa região avance para um modelo circular em que os recursos não se esgotam, mas são utilizados e regenerados. A América Latina tem um elevado potencial para mudar o seu modelo de produção porque, para além de ser uma região rica em recursos e biodiversidade, caracteriza-se também pela inovação, bem como pelas tradições históricas de diversas culturas que coexistem em harmonia com a natureza.

Segundo o documento "Economia Circular na América Latina e nas Caraíbas: Uma visão partilhada".A América Latina e as Caraíbas devem avançar para um desenvolvimento económico que trabalhe com e para as pessoas, o clima e a biodiversidade. É necessária uma transformação sistémica que envolva todos os sectores e na qual todos os intervenientes desempenhem um papel relevante.

Esta é uma visão que já está a ser avançada em várias frentes com esforços individuais e colectivos. No Plataforma de Visualização de Iniciativas Públicas sobre Economia Circular na América Latina e nas CaraíbasNesta secção, podemos encontrar mais de 300 iniciativas a favor da economia circular que estão a decorrer nos países da região (tais como planos, programas, políticas, acordos, entre outros) a diferentes níveis: nacional, regional e local. Da mesma forma, os Coligação para a Economia Circular na América Latina e nas Caraíbasdesempenha um papel importante na promoção da cooperação interministerial, multi-sectorial e multi-actores no domínio da economia circular, ligando os vários esforços que estão a ser desenvolvidos para obter um maior impacto.

A partir do Programa Regional Segurança Energética e Mudanças Climáticas na América Latina (EKLA) da Fundação Konrad Adenauer (KAS), temos realizado ações concretas para promover a economia circular na região. Por exemplo, a organização anual do "VAIVÉN: Festival de Economia Circular na América Latina" (evento da Coalizão de Economia Circular para a América Latina e o Caribe), que reúne vários atores da região para trocar e avançar de forma colaborativa para os mesmos objetivos (Ver sítio Web VAIVEN 2022). Promovemos também o projecto Rota Circular, que formou mais de 25 municípios da região na construção de um Roteiro para a transição para a Economia Circular.

Como região, temos um grande desafio para acelerar a transição para a economia circular e, ao mesmo tempo, temos uma grande oportunidade de alavancar os nossos recursos, diversidade e história para dar passos firmes e colaborativos em direcção à circularidade. Sabemos que já existe um caminho avançado com diferentes actores envolvidos, e que agora é o momento de unir forças para que os resultados sejam maiores e nos beneficiem a todos por igual.

Artigo de Aracelli Ramos, Coordenadora de Projectos do Programa Regional de Segurança Energética e Alterações Climáticas na América Latina (EKLA) da Fundação Konrad Adenauer (KAS).