No âmbito do programa AL-INVEST Verde, é lançado um projeto para impulsionar a economia circular nas MPME têxteis.

Lima, 27 de junho de 2023 - De acordo com um estudo (2021) da Sociedade Nacional das Indústrias, o setor têxtil e de vestuário do Peru está entre as cinco indústrias com maior atividade econômica e estima-se que gere cerca de 400 mil empregos. Da mesma forma, o Ministério da Produção destaca que, em 2020, mais de 11 mil empresas formais estavam registradas neste setor.  

Neste sentido, o sector têxtil e do vestuário é um aliado estratégico para promover o processo de transição do sector industrial peruano para a economia circular.

Por isso, um dos projectos mais ambiciosos da União Europeia, o AL-INVEST Verde, que promove o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina através da implementação da Componente 1, lançou no país o projeto ".Acelerador da Inovação Têxtil". que, na sua primeira edição, beneficiará 30 empresas têxteis formais peruanas que operam na área metropolitana de Lima. Esta iniciativa é liderada pela Asociación Solidaridad Países Emergentes - ASPEm, uma agência italiana de cooperação internacional, juntamente com os seus parceiros Asociación Española para la Sostenibilidad, a instituição Innovación y Circularidad en Moda (SIC MODA), a ADEC ATC, a Sociedad Nacional de Industrias - SNI e a Câmara de Comércio Italiana.

"O Acelerador de Inovação Têxtil fornecerá as ferramentas e o apoio para que as MPMEs peruanas avancem em direção à economia circular, uma ação que envolve a promoção de uma economia de baixo carbono e eficiente em termos de recursos, adotando processos, fabricando produtos e fornecendo serviços que impulsionam o crescimento sustentável e a criação de empregos verdes, com atenção especial ao empoderamento de empresas lideradas por mulheres", disse María Zevallos, diretora da Asociación Solidaridad Países Emergentes - ASPEm, a instituição líder do consórcio.

Discurso de abertura de Irene Haddad, chefe de equipa da Componente 1 do programa AL-INVEST Verde.

Desafios e oportunidades

De acordo com o projeto, um dos seus principais objectivos é tornar a intervenção no sector têxtil escalável e replicável à indústria têxtil a nível nacional. Este projeto-piloto, que se centrará principalmente nos distritos de San Juan de Lurigancho, Ate, La Victoria e El Agustino, procurará sensibilizar tanto os empresários como os consumidores para a viabilidade de ser circular e gerar negócios sustentáveis.

Além disso, a economia circular, segundo os especialistas, gera competitividade e abre possibilidades para novos mercados, como o mercado europeu.

"As acções do projeto incluem o reforço dos canais digitais das MPMEs para promover a sua inclusão em plataformas digitais sustentáveis e circulares de intercâmbio e comercialização, bem como promover a sua participação em feiras internacionais e nacionais para mostrar as suas inovações têxteis sustentáveis e circulares, e promoveremos principalmente a ligação comercial com o mercado europeu", disse o diretor da ASPEm.

Com o lançamento oficial do projeto, as empresas têxteis interessadas podem contactar comunicaciones@aspem.org.pe.

Dados:

  • O Projeto Acelerador de Inovação Têxtil: MPMEs Têxteis para a sua transição para modelos de negócio sustentáveis e circulares, é desenvolvido pela ASPEm, a Câmara de Comércio Italiana do Peru, a Associação Espanhola para a Sustentabilidade, a instituição Inovação e Circularidade na Moda (SIC MODA), a Associação Laboral para o Desenvolvimento (ADEC-ATC) e a Sociedade Nacional das Indústrias - SNI.
  • O projeto terá uma duração de dois anos e um investimento de 2 milhões de soles.
  • Para aceder ao estudo da SRI: https://sni.org.pe/wp-content/uploads/2021/03/Presentacion-Textil-y-confecciones-IEES.pdf

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através do Componente 1, liderado por secaO programa gere fundos para a implementação de projectos inovadores de parceria com pequenas empresas para promover práticas sustentáveis no sector privado.

Mais informações: www.alinvest-verde.eu